Ribeiro, Rui BártoloAlmeida, Leandro da SilvaSimões, Mário R.Maroco, João2012-07-072012-07-072010In C. Nogueira, et al. (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, (pp. 2779-2790). Braga: Universidade do Minho978-989-96606-0-1http://hdl.handle.net/10400.12/1537A aptidão mental geral é apontada como um preditor estável da aprendizagem (Ree & Earles, 1991). Estudos mais recentes (e.g., Bell & Kozlowski, 2008) atribuem à metacognição capacidade para incrementar a capacidade de previsão do rendimento na formação. Este estudo de validade relativa ao critério foi desenvolvido em contexto real e longitudinalmente, tendo participado 37 militares recém-admitidos à Força Aérea Portuguesa. Foram aplicadas duas provas de aptidão cognitiva, a escala Metacognitive Awareness Inventory e recolhidos os resultados de duas situações de aprendizagem com diferentes durações e programas formativos. Os resultados evidenciam uma maior capacidade preditiva das aptidões cognitivas de g-cristalizado comparativamente com as de g-fluído. Apesar dos oito indicadores metacognitivos considerados não apresentarem uma correlação simples estatisticamente significativa com as duas variáveis critério, a monitorização da aprendizagem incrementa entre 0,08 e 0,13 (R2Aj.) o modelo de regressão linear univariado com as duas provas g-cristalizado.porFormação profissionalAvaliação psicológicaMetacogniçãoValidade incrementalMetacognição: Qual o valor incremental no rendimento da formação profissionalconference object