Andrade Júnior, Adaleir Alves deRossetti, Cláudia BroettoSantos, Cláudia Cypreste dosAlves, Rosimar Macedo2017-07-242017-07-241997Análise Psicológica, 15 (2), 331-3350870-8231http://hdl.handle.net/10400.12/5722Esta pesquisa pretendeu verificar semelhanças e diferenças entre as respostas dadas as questões sobre regras de jogos e a quatro situações de dilema moral, de forma a classificá-las nos estágios de desenvolvimento moral propostos por Piaget (1932) - anomia, heteronomia e autonomia - em 40 crianças, distribuídas em oito grupos: 6-7 e 1 0- 1 1 anos, NSE superior e inferior, separados igualitariamente entre os sexos. Em aplicação individual e gravada, foi realizado: (a) um ((interrogatório)) sobre as regras de jogos e (b) a leitura de quatro histórias clássicas (punição, responsabilidade subjetiva, justiça e autoridade) propostas por Piaget (1932), adaptadas i realidade local e ao sexo dos sujeitos, cada uma seguida de questões sobre a decisão tomada e sua justificativa, totalizando 14 questões. A análise dos dados mostrou que, independente da classe social e do sexo, as crianças responderam de acordo com o esperado teoricamente: na faixa etária menor, as respostas foram típicas da heteronomia (seguem regras coletivas, vistas como imutáveis e sagradas); enquanto as crianças mais velhas responderam de maneira mais autônoma (regras decorrentes do mútuo acordo). A ausência de diferenças entre classes sociais e sexos vêm corroborar a hipótese de ser a idade a variável mais relevante no desenvolvimento moral, em correlação direta com as fases do desenvolvimento cognitivo postuladas pela teoria Piagetiana.This reserch intended to verify the uniformity and diferences between answers given to questions about rules of games and to four situations of moral dilemma, in form of classify then into degrees of moral development proposed by Jean Piaget (1932) - ANOMY, HETERONOMY AND AUTONOMY, in forty children delivered into eight groups: 6-7 years and 10-1 1 years, high and low social classes, separeted likewise between genders. In individual and recorded aplication was realized: a) questions about rules of garnes; b) the reading of four classics histories (steal, punishment, justice and authority), adapted to the local reality and each gender, each one foloweed by questions about the decision token and yours justifications, totalizing 14 questions. The preliminar analisys of data shown that, independentment of social class and gender, the children answered in agreement with the teoricaly expected: into the younger group, the ansewers were tipically HETERONOMIES, (following coletives rules seem like unmutable and sacrate); while the olders children answered in more AUTONOMIES matter (rules resulting from mutual according). The absent between social classes and genders comes to confirm the hypotesis of be the age the more relevant variable in the moral development process, in direct correlation with the levels of cognitive development postuleted by Jean Piaget theory.porPiagetJuízo moralPsicogêneseDilemas moraisNível sócio-econômicoMoral judgementPsychogenesisRulesSocio-economic statusJuízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociaisjournal article