Lopes, Carlos2016-04-262016-04-262016In Actas das XII Jornadas APDIS. Coimbra: Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúdehttp://hdl.handle.net/10400.12/4598O que há no horizonte para os próximos anos para as bibliotecas de ensino superior? Que tendências e tecnologias dirigirão a mudança nas bibliotecas de ensino superior? Quais são os desafios considerados solucionáveis ou difíceis de superar e como podemos criar estratégias efetivas para solucioná-las? Estas questões associadas à adoção tecnológica e à mudança educacional são o propósito desta comunicação sobre tendências para as bibliotecas de ensino superior. São apresentadas as dez recomendações elaboradas pelo grupo de trabalho das bibliotecas de ensino superior da BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas) como vetores de reflexão para a área da saúde, nomeadamente: 1. Reafirmar a relevância das competências de literacia da informação na comunidade académica; 2. Desenvolver competências dos profissionais das bibliotecas para apoio às atividades de ensino e aprendizagem; 3. Apoiar projetos editoriais de publicação académica e científica; 4. Assegurar repositórios institucionais alinhados com os padrões de interoperabilidade e preservação; 5. Criar serviços de apoio à gestão de dados científicos; 6. Potenciar o papel da biblioteca no apoio à investigação; 7. Fomentar parcerias com estruturas de apoio à comunidade académica; 8. Promover e facilitar o acesso às fontes de informação; 9. Reinventar e potenciar os espaços das bibliotecas; e 10. Aprofundar redes de colaboração entre profissionais e instituições.ABSTRACT: How will be the near future for academic libraries? What trends and changes will affect academic libraries? What are the solvable and hard to overcome challenges, and what are the strategies to be implemented in order to address them? These issues, respecting the adoption of technology and educational change are the purpose of this communication on trends for academic libraries. Ten recommendations are disclosed, which are the result of the Working Group of Academic Libraries (BAD, Portuguese Association of Librarians and Archivists) in 2015, as reflection marks for the Health sector, namely: 1. To emphasize the relevance of information literacy skills within the academic community; 2. To develop librarians skills for supporting teaching and learning activities; 3. To support academic and scientific publishing projects; 4. To ensure institutional repositories are compliant with the interoperability and preservation standards; 5. Establishing services for scientific data management; 6. To strengthen the role of the library while supporting research activities; 7. To promote partnerships for supporting the academic community; 8. Promoting and facilitating the access to information sources; 9. Rethinking and maximizing libraries and; 10. To deepen collaboration networks between professionals and institutions.porColaboraçãoBibliotecas de ensino superiorImpacto socialInformação em saúdeInovaçãoPortugalCollaborationAcademic librariesSocial impactHealth informationInnovationPortugalBibliotecas de ensino superior : Novas e saudáveis tendênciasAcademic libraries : New and healthy trendsconference object