Meneses, Rute F.Miyazaki, CristinaRibeiro, José Luís Pais2012-07-072012-07-072010In C. Nogueira, et al. (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, (pp. 1295-1306). Braga: Universidade do Minho978-989-96606-0-1http://hdl.handle.net/10400.12/1535A comunicação eficaz é uma das “habilidades de vida” preconizadas pela OMS, tornando-se pertinente avaliá-la. O Questionário de Competências de Comunicação (QCC), de 26 itens, foi administrado a 177 universitários Portugueses (n=128 mulheres; idade: M=22,18, DP=3,70; 18-47). A Escala de Importância (EI) apresentou um Alfa de Cronbach de α=0,897; a de Satisfação (ES) de α=0,929. Na EI, os mínimos oscilaram entre 0 e 4, na ES, entre 0 e 2, sendo o 10 (máximo) atingido em todos os itens de ambas. Em ambas, o item 19 apresentou a média mais baixa (EI: M=6,24; ES: M=6,03). Verificaram-se correlações estatisticamente significativas entre todos os itens da EI e os equivalentes da ES (0,330<=r<=0,664, p<0,0001). Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os itens da EI e os respectivos itens da ES apenas em 7 itens. Assim, os resultados preliminares sugerem a relevância da intervenção num grupo em que tal não se esperava.porHabilidades de vidaCompetências de comunicaçãoEstudantes universitáriosImportância e satisfação com competências de comunicação: A percepção de universitários portuguesesconference object