Salvador, LilianaOsório, Tatiana Werneck Sabatié Tavares2025-07-242025-07-242025-07-17http://hdl.handle.net/10400.12/13576Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.O percurso escolar dos alunos é influenciado por um conjunto de fatores individuais, familiares e contextuais, que interagem e impactam o processo de ensino e aprendizagem. Entre esses fatores, o desempenho académico se destaca como uma variável central, comummente utilizada como um indicador de sucesso educativo e adaptação escolar. Contudo, o desempenho académico dos alunos, não pode ser compreendido de forma isolada, sendo influenciado por dimensões afetivas e psicológicas como o envolvimento parental e o sentimento de pertença à escola. O presente estudo teve como principal objetivo analisar as relações entre o envolvimento parental, o sentimento de pertença à escola e o desempenho académico dos alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico em Portugal. Adicionalmente, procurou-se compreender se essas relações diferem consoante o estatuto migrante dos alunos. Participaram neste estudo 463 estudantes, dos quais 121 eram migrantes, que responderam a “Escala de Avaliação do Sentimento de Pertença à Escola” de (Ventura & Lima, 2016), a Escala de Perceção de Práticas de Envolvimento Parental na Escolaridade: “Os meus pais e a minha escolaridade”, e subescala “Sentimentos/ atitudes em relação ao envolvimento parental” (Pereira & Monteiro, 2014), além de um questionário sociodemográfico. Os resultados revelaram que tanto o envolvimento parental, como o sentimento de pertença à escola estão relacionados positivamente com o desempenho académico dos alunos, sendo os alunos com melhor desempenho académico, aqueles com maiores níveis de envolvimento parental e sentimento de pertença à escola. Além disso, os alunos migrantes apresentaram níveis ignificativamente mais baixos em todas as variáveis analisadas, quando comparados com os alunos não migrantes. Por fim, os resultados sublinham a importância do envolvimento parental e do sentimento de pertença à escola como fatores promotores do sucesso académico e do bem-estar dos alunos, e a emergência de práticas escolares mais inclusivas e sensíveis à diversidade cultural.A student’s academic trajectory is influenced by various individual, familial, and contextual factors that interact and impact the teaching and learning process. Academic achievement is most prominent among these factors, often used as an indicator of academic success and school adjustment. However, academic achievement can only be understood through the affective and psychological dimensions that impact it, such as parental involvement and sense of school belonging. The current study aimed to analyze the relationships between parental involvement, the school belonging and the academic achievement of students in their 2nd and 3rd cycles of basic education in Portugal. Additionally, the investigation sought to explore whether these relationships differ according to the students’ migrant status. The study included 463 students (of which 121 were migrants) who completed a sociodemographic questionnaire, the “Scale for Assessing Sense of School Belonging” (Escala de Avaliação do Sentimento de Pertença à Escola, Ventura & Lima, 2016) and the “Perceived Parental Involvement Practices in Schooling Scale: My Parents and My Schooling”(Escala de Perceção de Práticas de Envolvimento Parental na Escolaridade: Os meus pais e a minha escolaridade, Pereira & Monteiro, 2014) ,including the subscale “Feelings/Attitudes Toward Parental Involvement” (Subescala: Sentimentos/Atitudes em relação ao envolvimento parental, Pereira & Monteiro, 2014). The results demonstrate that both parental involvement and school belonging hold a positive relationship with academic achievement. Thus, students with higher levels of academic achievement tend to experience greater parental involvement and a stronger sense of school belonging. Furthermore, migrant students showed significantly lower levels across all variables investigated, compared to non-migrant students. As such, the results highlight the importance of parental involvement and sense of school belonging as factors that promote academic success and student well-being. Similarly, the study underscores the value of emerging school practices that prioritize inclusivity and sensitivity to cultural diversity.porEnvolvimento parentalSentimento de pertença à escolaDesempenho académicoMigrantesParental involvementSense of school belongingAcademic achievementMigrantsEnvolvimento parental, sentimento de pertença à escola e desempenho académico de alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básicomaster thesis203972228