Ramalho, GlóriaSena, Ana Paula Clemente2011-09-272011-09-272003http://hdl.handle.net/10400.12/912Dissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO objectivo deste estudo consistiu em explicitar as representações que o aluno do curso de educador de infância tem, no início e fim da sua formação académica, da criança e da sua função junto da mesma. Considera-se que a formação académica influenciará essas representações, de modo a diferenciar os dois grupos; enquanto que o conteúdo informacional das respostas será indicador da persistência de certo tipo de dimensões relativas às representações da criança e de função de educador. Utilizando entrevistas semi-directivas numa amostra de 30 estudantes, 15 do 1o ano e 15 do 3o ano, cujos dados foram submetidos a análise de conteúdo e tratamento estatístico (X2) obtiveram-se os resultados seguintes: na representação da criança existe diferenciação nos dois grupos em estudo, constatando-se, no entanto, que nas dimensões relativas aos temas atributos sócio-afectivos, sentimentos face à criança e valores morais estas apresentam uma elevada frequência nos dois grupos. Na representação da função mantém-se a diferenciação nos dois grupos, verificando-se igualmente uma elevada frequência nos dois grupos nos factores sócio-afectivos e relacionais. Conclui-se assim, que durante os anos de formação académica se alteraram alguns aspectos das representações que o aluno em I.F. (Início de Formação) tem quer da criança quer da função. Constatamos igualmente que existe um conjunto de temas referentes a aspectos sócio-afectivos que são predominantes relativamente a todos os outros, não se verificando uma diferença qualitativa nos dois grupos em estudo.porPsicologia educacionalRepresentação socialAtitudes dos professoresProfessoresEducaçãoEducacional psychologySocial representationTeacher attitudesTeachersEducationO educador de infância: Representações sociais da função e da criançamaster thesis