Gomes, Elisabete XavierTomaz, Joana2017-12-222017-12-222017-11-03http://hdl.handle.net/10400.12/6036Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO mundo do faz-de-conta é para a criança um mundo próprio sem limites capaz de a fazer viver e reviver diversas situações. A brincadeira é sem dúvida um meio por onde ela consegue exteriorizar e ter a oportunidade de usufruir deste momento, podendo ser qualquer personagem, ou poder atribuir as suas representações a qualquer objeto, sem qualquer tipo de juízo de valor. É através da observação que se torna possível captar as mensagens das crianças. Tendo sido com base nesta leitura que através de um registo realizado em contexto de estágio a uma situação de uma brincadeira do faz-de-conta na área da casinha, que detetei os interesses de um grupo de cinco crianças por este tema. Foi então numa fase posterior, desenvolvido com o grupo geral de crianças, um projeto que teve como propósito a criação de uma área do faz-deconta. O subdomínio do jogo dramático/teatro entra na vida da criança desde uma fase muito precoce e vai evoluindo à medida que ela ultrapassa diferentes etapas de desenvolvime nto. Neste sentido foi desenvolvido o projeto teve como intuito ser construída uma peça central para ser o elemento principal de uma nova área de uma sala de jardim-de-infância de forma a que esta se tornasse uma área móvel capaz de se interligar com todas as outras áreas. PalavrasThe world of make-believe is for the child an unbounded world of its own capable of making it live and reliving different situations. Play is undoubtedly a means by which it can externalize and have the opportunity to enjoy this moment, being able to be any character, or be able to attribute its representations to any object, without any type of value judgment. It is through observation that it becomes possible to capture the messages of children. Having been based on this reading that through a register made in the context of an internship to a situation of a play of the make-believe in the area of the house, I detected the interests of a group of five children on this topic. It was then at a later stage, developed with the general group of children, a project that had as purpose the creation of an area of make-believe. The subdomain of dramatic play / theater enters the child's life from a very early stage and evolves as it goes through different stages of development. In this sense was developed the project had as a purpose to build a centerpiece to be the main element of a new area of a kindergarten room so that it became a mobile area able to interconnect with all other areasporBrincadeira do faz-de-contaPapel do educadorAmbiente educativocurrículoMake-believe playRole of educatorEducational environmentEmerging curriculumCriar uma área em Jardim-de-infância partindo do interesse das criançasmaster thesis201751704