Gaitas, SergioMesquita, Carolina Castro2025-11-282025-11-282025-11-04http://hdl.handle.net/10400.12/13687Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), lecionada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio decorreu numa escola pública no centro de Lisboa, com uma turma de 2.º ano constituída por 21 crianças. Este trabalho de investigação tem como objetivos analisar a implementação do Tempo de Estudo Autónomo (TEA), um dos módulos de diferenciação pedagógica do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM), na rotina semanal de uma turma de 1.º CEB e compreender a ação do docente nestes momentos da semana. Recorreu-se à metodologia qualitativa, sustentada pela observação do contexto educativo durante o TEA, pela entrevista realizada à professora titular e pelas entrevistas realizadas a seis alunos. A análise de conteúdos realizada de seguida permitiu organizar os dados recolhidos em função das questões de investigação inicialmente formuladas. A análise reflexiva permitiu obter uma visão abrangente sobre o TEA do ponto de vista do docente, desde a preparação e organização até à sua implementação e manutenção em sala de aula. A professora titular adaptou este módulo do MEM às necessidades e características da turma, sem que a intencionalidade pedagógica se perdesse. O “cenário pedagógico”, mencionado por Santana (2000, p. 31), foi cuidadosamente preparado e organizado, o que favoreceu a implementação e manutenção do TEA ao longo das semanas. Constatou-se ainda que a postura da docente, marcada por ações intencionais e conscientes, coincidiu com as práticas pedagógicas promotoras de autonomia em contexto escolar, intituladas Autonomy-Supportive Instructional Behaviors (ASIBs) e expostas por Reeve e Cheon (2021).This current report was developed as part of the Supervised Practice in Primary Education (1st cycle) course, taught in the Master’s Degree in Preschool Education and Primary Education. The internship took place at a public school in central Lisbon, with a 2nd grade class of 21 children. The research aims to analyze the implementation of Independent Study Time, one of the pedagogical differentiation modules of the Modern School Movement’s pedagogical model, in the weekly routine of a 1st cycle class and to understand the teacher’s actions during these moments of the week. Qualitative methodology was used, supported by observation of the educational context during Independent Study Time, an interview with the teacher and an interview with six students. Content analysis allowed the data collected to be organized according to the research questions initially formulated. Reflective analysis provided a comprehensive overview of Independent Study Time from the teacher’s perspective, from preparation and organization to implementation and maintenance in the classroom. The teacher adapted this module to the needs and characteristics of the class, without losing sight of the pedagogical intent. The “pedagogical scenario” mentioned by Santana (2000, p. 31) was carefully prepared and organized, which facilitated the implementation and maintenance of Independent Study Time over the weeks. It was also found that the teacher’s attitude, marked by intentional and conscious actions, coincided with the pedagogical practices that promote autonomy in the school context, entitled Autonomy-Supportive Instructional Behaviors (ASIBs) and presented by Reeve and Cheon (2021).porAutonomiaTempo de estudo autónomoMovimento da Escola Moderna1.º Ciclo do Ensino BásicoAutonomyIndependent study timeModern School Movement1st Cycle of Basic EducationO Tempo de Estudo Autónomo (TEA) numa turma de 1.º ciclo: o papel do professor.master thesis204059437