Rego, Arménio2017-07-122017-07-121998Análise Psicológica, XVI(4), 635-6460870-8231http://hdl.handle.net/10400.12/5662O estudo debruça-se sobre a relação dos motivos de sucesso, afiliação e poder com o desempenho escolar de estudantes universitários. A amostra é constituída por 3 10 estudantes de três cursos da Universidade de Aveiro. Os resultados mostram que a motivação para a afiiiação se relaciona nula ou negativamente com o desempenho. A relação positiva dos motivos de sucesso e poder com o desempenho é contingente da dificuidade percepcionada pelos estudantes. Os motivos e os factores de dificuldade explicam uma percentagem da variância nas notas de curso que se situa em tomo de 15%.The study aims to show how achievement, affiliation and power motives relate to academic performance of university students. The sampie comprises 3 10 students belonging to three undergraduate courses from the University of Aveiro. The results suggest that: a) affiliation relates nu11 or negatively with performance; b) achievement and power motives relate positively with performance, but this reiationship is moderated by the levei of dificulty as perceived by students. Motives and perceived difficulty explain around 15% of performance vanance.porMotivosDesempenho académicoDificuldade percepcionadaMotivesAcademic performancePerceived difficultyMotivações e desempenho de estudantes universitáriosjournal article