Silva, Ana CristinaRocha, Ana Filipa Fortunato2015-09-2320092015http://hdl.handle.net/10400.12/3953O objectivo desta investigação foi analisar as diferenças entre as crianças pré-silábicas e silábicas sem fonetização, no domínio da consciência fonémica, conhecimento do nome das letras, vocabulário e consciência morfológica, nas escritas inventadas. A amostra constitui um total de 37 participantes (25 do sexo masculino e 12 do sexo feminino), sendo que 19 crianças eram pré-silábicas e 18 eram silábicas. Procedeu-se à análise estatística dos dados com a utilização do Spss, realizando o teste tstudant para amostras independentes. Os resultados demonstravam que a existem diferenças entre as crianças pré-silábicas e silábicas sem fonetização no domínio da análise fonémica, no conhecimento do nome das letras e no vocabulário.ABSTRACT: The purpose of this research was to evaluate the differences between pre-syllabic and syllabic children without phonetization, in the domain phonemic awareness, knowledge of letters name, vocabulary and Morphologic Awareness, in Invented spellings The sample constitutes a total of 37 participants (25 males and 12 females), 19 children are pre-syllabic and 18 syllabic, without phonetization. The statistics analysis of the information was carried on with SPSS, using the t-student test for independent samples. Results prove that exists differences between pre-syllabic and syllabic children, without phonetization in the domain of phonemic analysis, as also, in the knowledge of letters name and vocabulary.porEscritas inventadasConsciência fonológicaConhecimento do nome das letrasVocabulárioConsciência morfológicaInvented spellingPre-syllabicSyllabic without phonetizationPhonemic awarenessVocabularyKnowledge of letters nameMorphologic awarenessCompetências linguísticas metalinguísticas e as escritas inventadas nas crianças em idade pré-escolarmaster thesis