Castro, LisnetiNeri de Souza, DaysePereira, Anabela2019-05-152019-05-152019-04In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (231-240). Lisboa: Edições ISPA.978-989-8384-55-3http://hdl.handle.net/10400.12/7045Capacitar cuidadores familiares para a tarefa de cuidar, exige que no processo de ensino e aprendizagem sejam comtemplados aspetos relacionados com o desenvolvimento da vida adulta. Objetivo: apresentar na íntegra uma proposta de intervenção psicoeducativa fundamentada no desenvolvimento de competências pessoais/sociais nos cuidadores familiares. Método: estudo de cariz qualitativo e paradigma interpretativo. Participaram 10 cuidadores de ambos os sexos. Os utentes foram contactados pela equipa de enfermagem das Unidades de saúde de Aveiro e Ovar em Portugal. Todas as sessões de intervenção foram conduzidas por meio de dinâmica de grupo, e as competências abordadas foram: autoconhecimento, empatia, autoestima, assertividade, resiliência e suporte social. Os dados foram recolhidos no período de janeiro a julho/2016. A análise de conteúdo foi realizada com o apoio do Software webQDA. Resultados: pode-se verificar que os cuidadores possuíam as competências, porém não conseguiam nomeá-las nem identificá-las no seu repertório comportamental. Após a intervenção estes, denotaram consciencialização sobre a necessidade de terem maior atenção com o seu autocuidado. Conclusão: Este estudo trouxe ao de cima um novo olhar para o autocuidado dos cuidadores familiares.porCuidador familiarCompetências pessoais/sociaisPsicoeducaçãoAutocuidadoO autocuidado do cuidador familiar: intervenção psicoeducativa para o desenvolvimento de competências pessoais/sociaisconference object