Lopes, CarlosAntunes, Maria da LuzSanches, Tatiana2025-06-092025-06-092025-05Lopes C, Antunes M.L., Sanches T. O porquê da importância do desenvolvimento de competências de literacia da informação no ensino superior? Exemplos com IA. In: Competências aos Montes – Workshop de Literacia da Informação, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real), 7 de maio de 2025.http://hdl.handle.net/10400.12/13535O ensino superior representa um ambiente complexo, exigente e exigente. Os estudantes desejam ampliar o seu conhecimento e compreensão da informação, necessitando navegar e utilizar as fontes de informação de forma ética e legal. Em 2023, a tecnologia de IA generativa registou taxas de adoção sem precedentes, tornando a tecnologia solicitada mais rapidamente na história. Assistimos a uma exploração contínua das ferramentas de IA geradoras de impacto potencial e, regularizando o seu potencial, dividindo-nos entre excitação e escrutínio cauteloso. Vamos avaliar o impacto e as experiências que já existem na implementação destas tecnologias. Questões como enganos, falácias e desinformação podem prejudicar o ensino e formação. Portanto, é vital que a utilização da IA ​​seja feita com cautela e que se desenvolvam proteções contra o uso indevido. Existe uma possível resposta ou ajuda proveniente da alfabetização da informação?porLiteratura da informaçãoEstrutura ACRLInteligência artificialIAEstruturas pedagógicasEstratégias pedagógicasEnsino superiorO porquê da importância do desenvolvimento de competências de literacia da informação no ensino superior? Exemplos com IAlecture