Brito, Ana TeresaSantos, Sofia Isabel Vieira2025-01-082025-01-082024-11-01http://hdl.handle.net/10400.12/10112Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar,No âmbito da unidade curricular de Prática Supervisionada em Jardim de Infância, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE), conducente ao grau de mestre em EPE do ISPA – Instituto Universitário, surge o presente relatório, cujo tema é “Sentimento de pertença – crescendo em grupo”. A prática supervisionada decorreu numa sala de jardim de infância, com um grupo de crianças, entre os três e os quatro anos de idade, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). As questões da investigação qualitativa surgiram de inquietações pessoais sobre a emergência do sentimento de pertença no respetivo grupo de crianças. Recorreu-se à observação participante, notas de campo e entrevistas, com o intuito de recolher dados para responder às questões de investigação. Além disso, foram efetuadas e sintetizadas leituras sobre o tema que se articularam, numa análise reflexiva, com os dados recolhidos. Destaca-se a importância da relação, participação, aceitação e inclusão para fazer crescer um sentimento de pertença num grupo, bem como o papel do/a educador/a, com a sua intencionalidade educativa, os seus conhecimentos e atitudes, para fortalecer as relações interpessoais e tornar o jardim de infância um local de pertença para e de todos.ABSTRACT: As part of the curricular unit of Supervised Practice in Kindergarten, integrates the master's degree in Pre-School Education (PSE), leading to a Master's in PSE from ISPA - Instituto Universitario, this report is entitled “Sense of belonging - growing up in a group”. The supervised practice took place in a kindergarten room, with a group of children aged between three and four, in a Private Social Solidarity Institution. The qualitative research questions emerged from personal concerns about the emergence of a sense of belonging in the respective group of children. Participant observation, field notes and interviews were used to gather data to answer the research questions. In addition, readings on the subject were compiled and synthesized in a reflective analysis of the data collected. Final considerations highlight the importance of relationships, participation, acceptance, and inclusion in growing a sense of belonging in a group, as well as the role of the educator, with their educational intentions, knowledge, and attitudes, in strengthening interpersonal relationships and making the kindergarten a place of belonging for and of everyone.porSentimento de pertençaRelações interpessoaisParticipaçãoInclusãoPré-escolarSense of belongingInterpersonal relationshipsParticipationInclusionPreschoolSentimento de pertença – crescendo em grupomaster thesis203774035