Silva, Ana Cristina2014-11-152014-11-151996Análise Psicológica, 14, 553-5610870-8231http://hdl.handle.net/10400.12/3205Este estudo evidencia através da aplicação de uma bateria de provas fonológicas a uma amostra de 56 crianças de idade pré-escolar, que estas crianças têm sistematicamente melhores resultados nas provas silábicas do que nas provas fonémicas. Demonstra ainda que o nível de sucesso nas tarefas depende não só da unidade oral a manipular mas dos requisitos cognitivos necessários à resolução da tarefa.ABSTRACT: This research demonstrate, through a set of phonological tests, made to 56 kindergaten children, that this children systematically achieve better results in the syllabic tests than they do in the phonemic ones. It also shows that the sucess level in the tasks depends not only on the oral segment they have to manipulate but also on the cognitive demands which are necessary to accomplish the task.porConsciência fonológicaAprendizagem da leituraPhonological awarenessReading acquisitionAvaliação de competências fonológicas em crianças portuguesas de idade pré-escolarjournal article