Zêzere, Paula2018-09-112018-09-112002Análise Psicológica, XX(3), 401-406http://hdl.handle.net/10400.12/6598A autora faz uma reflexão sobre a nova ordem socio- económica e cultural e a sua influência sobre a elaboração de normas, padrões e modelos que regulam os comportamentos. É feita referência às respostas acessíveis às pessoas com necessidades especiais nomeadamente nos planos legal e educativo. É ainda destacada a Escola Inclusiva, paradigma que permitiu deslocar o enfoque da intervenção do domínio estritamente médico para o âmbito psicopedagógicoABSTRACT: The author reflects on the new social-economic and cultural order and its influence on norms, patterns and models that regulate behaviours. A reference is made to the answers available to people with special needs, namely on the legal and educational level. Inclusive School, the paradigm that allowed intervention to move from the medical domain into the psychopedagogical domain, is emphasisedporPessoas com necessidades especiaisEducaçãoEscola InclusivaEscola InclusivaPeople with special needsEducationInclusive SchoolA escola inclusiva e a igualdade de oportunidadesjournal article