Monteiro, VeraMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves2012-10-272012-10-272001Infância e Educação: Investigação e Práticas, 3, 49-680874-776http://hdl.handle.net/10400.12/1798Com este trabalho pretende-se por um lado proceder à análise das propriedades psicométricas de uma escala de avaliação da motivação para a leitura- Eu e a Leitura. Por outro lado procura-se fazer uma caracterização geral dos perfis motivacionais de crianças dos quatro primeiros anos de escolaridade, e estudar o efeito das variáveis género e ano de escolaridade, sobre as diferentes dimensões da motivação para a leitura. Com os resultados obtidos pudemos constatar que a motivação para a leitura é um constructo multidimensional. A análise das propriedades psicométricas do instrumento utilizado, mostrou que este permite diferenciar três dimensões diferentes da motivação para a leitura (Prazer/Valor, Autoconceito de leitor, Reconhecimento social), com bons indices de consistência interna comparativamente a outros instrumentos de ereferência.Verificou-se um efeito das variáveis género e ano de escolaridade, nos perfis motivacionais destas crianças. Quanto ao ano de escolaridade, o seu efeito mostrou-se evidente para as três dimensões consideradas. No que se refere ao efeito do género, este evidenciou-se de forma significativa apenas nas dimensões Autoconceito de leitor e Reconhecimento social.porMotivação para a leitura em crianças do 1º, 2º, 3º e 4 anos de escolaridadejournal article