Cristina Vaz de AlmeidaEsteves, Alexandra DurãoGrossinho, Ana BenevidesCandeias, AnaReina, Ana CarolinaMina, AnaOliveira, AnaSilva, AndréAfonso, AndréiaAfonso, AndreiaAlmeida, Andreia Azevedo deAfonso, BeatrizBelim, CéliaPereira, Cláudia MarisaRoque, CristianaAlmeida, Cristina Vaz deOliveira, DanieleLarez, EstefâniaRibeiros, Gonçalo JoaquimVeríssimo, InêsBelo, JoanaCosta, Joana PintoSilva, LuisEvangelho, MargaridaCordeiro, Maria do Carmo OliveiraVelosa, Maria ManuelFonseca, MarianaFerreira, Marta2025-07-252025-07-252025http://hdl.handle.net/10400.12/13577Nos processos comunicacionais há evidência que o humor promove feedback imediato e envolvimento ativo do paciente e pode ser uma forma eficaz de metacomunicação, abordando tensões e mal-entendidos de forma mais leve, com comunicação não violenta e empática. Também são elencados os riscos do uso inadequado do humor nas ambiguidades e possíveis mal-entendidos, especialmente em contextos multiculturais, com a possibilidade de quebra da credibilidade se usado em excesso. Os autores também apresentam um conjunto de boas práticas para o uso do humor que partem da avaliação do estado emocional e cultural do paciente antes de usar o humor, assim como o uso do humor empático, evitando sarcasmo. Atenta-se ainda à observação da reação do paciente e o consequente ajustamento na abordagem, que deve ter em conta os fatores relacionados com a idade, contextos, dimensão cultural. Nível de literacia em saúde, situação socioeconómica, e outros. Conseguimos neste livro aceder a diversos exemplos sobre o uso do humor em diferentes contextos clínicos, como consultas de medicina geral e familiar, nutrição, enfermagem, psicologia, entre outras.porLiteracia em SaúdeRisoHumorSaúdeBem-estarNarrativasLiteracia em saúde e humor em saúdebook