Quelhas, Ana CristinaRibeiro, Olívia2014-07-182014-07-181993Análise Psicológica, 11, 441-4540870-8231http://hdl.handle.net/10400.12/3007Esta investigação, no âmbito do raciocínio condicional, prende-se com a utilização de uma tarefa de selecção de cartões, originalmente proposta por Wason (1966). O estudo foi realizado com uma amostra de estudantes universitários. É apresentado aos sujeitos uma frase condicional que pode ser de tipo deôntico ou neutro, e que, também, pode variar de conteúdo (familiar, plausível e arbitrário). A frase é identificada como regra, podendo a mesma com ou sem instrução de «role-playingn. Esta última variável - tipo de instrução - I! a que tem maior interesse neste estudo, no sentido de se poderem explicar resultados contraditórios encontrados noutras investigações.ABSTRACT: This investigation concerning conditional reasoning through selection tasks, given to university students, was originaly proposed by Wason (1966). A conditiona1 phrase was presented to the subjects which included deontic or neutral type using varied contents (familiar, arbitrary and plausible). The phrase was identified as a rule which might or might not haze role-playing instruction. The aim of the research concerned the instruction which accompanied the task in order to enable us to explain contradictory results found in other studies.porO problema da instrução na tarefa de selecção de cartõesjournal article