Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesMiranda, Carina Raquel Santos2022-01-142022-01-142021-10-14http://hdl.handle.net/10400.12/8427Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.Este trabalho teve como objetivos principais: (1) caracterizar hábitos de leitura e entender a sua relação com a motivação para a leitura e o desempenho leitor em crianças do 4.º ano; (2) caracterizar as práticas e estratégias de promoção de hábitos de leitura utilizadas pelos professores. Esta investigação engloba dois estudos complementares. Um dos estudos (estudo 1) foi realizado com 120 crianças a frequentarem o 4.º ano de escolaridade com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos de idade. O outro estudo (estudo 2) teve a participação de 113 professores do 1º ciclo de várias regiões do país. Foram utilizados como instrumentos no estudo 1, uma escala de motivação para a leitura e um questionário hábitos e práticas de leitura, respondidos pelos alunos. Para além disso usou-se um questionário para avaliar o desempenho do aluno em leitura preenchido pelos respetivos professores. No estudo 2, o instrumento utilizado contemplava um questionário de autoeficácia docente e um de caraterização de práticas e estratégias de leitura utilizadas para a promoção da leitura com os seus alunos. Os principais resultados evidenciaram que os alunos com mais hábitos de leitura se mostraram mais motivados intrinsecamente, com maior autoeficácia e uma menor dificuldade percebida face à leitura. Os alunos mais motivados intrinsecamente, com maior autoeficácia e com menor dificuldade na leitura, apresentaram níveis mais elevados de desempenho em leitura. Os professores enunciaram não só, uma diversidade de práticas e estratégias para a promoção da leitura e para a motivação dos alunos, mas também as dificuldades que sentem. Na avaliação da autoeficácia dos professores, mais de metade destes docentes revelaram ser bastante autoeficazes em relação às práticas e estratégias adotadas em sala de aula com os seus alunos.This work had main objectives: (1) to characterize reading habits and understand their relationship with motivation for reading and reading performance in 4th grade children; (2) characterize the practices and strategies for promoting reading habits used by teachers. This investigation encompasses two complementary studies. One of the studies (study 1) was carried out with 120 children attending the 4th year of schooling, aged between 9 and 10 years old. The other study (study 2) had the participation of 113 1st cycle teachers from various regions of the country. As instruments in study 1, a reading motivation scale and a reading habits and practices questionnaire were used, answered by the students. In addition, a questionnaire was used to assess student performance in reading, completed by the respective teachers. In study 2, the instrument used included a teacher self-efficacy questionnaire and a characterization of reading practices and strategies used to promote reading with their students. The main results showed that students with more reading habits were more intrinsically motivated, with greater self-efficacy and less perceived difficulty in reading. Students who are more intrinsically motivated, with greater self-efficacy and with less difficulty in reading, had higher levels of reading performance. Teachers enunciated not only a variety of practices and strategies for promoting reading and motivating students, but also the difficulties they experience. In the assessment of teachers' self-efficacy, more than half of these teachers revealed to be quite self-effective in relation to the practices and strategies adopted in the classroom with their students.porHábitos de leituraMotivação para a leituraDesempenho leitorPráticasEstratégiasReading habitsMotivation for readingReader performancePractices and strategiesMotivação e hábitos de leitura em alunos do 4º ano : como se sentem os alunos e como fazem os professores?master thesis202833348