Peixoto, Francisco José BritoAlmeida, Leandro S.2020-03-062020-03-062011Psicologia: Reflexão e Critica, 24(3), 533-541. Doi: 10.1590/S0102-7972201100030001401027972http://hdl.handle.net/10400.12/7424Este estudo tem como objectivo principal a análise da estrutura hierárquica do autoconceito em adolescentes e, adicionalmente, a comparação dessa estrutura em alunos com e sem repetência no seu passado escolar. Participaram no estudo 943 alunos portugueses do 7º, 9º e 11º ano de escolaridade, que responderam a uma escala de autoconceito e de auto-estima. Os resultados obtidos sustentam a ideia de uma organização hierárquica do autoconceito e um modelo que subdivide o autoconceito em quatro factores de ordem superior. Os resultados sugerem, ainda, uma associação entre a dimensão comportamento e diferentes dimensões de ordem superior, nomeadamente as duas dimensões do autoconceito académico e o autoconceito social. Os resultados divergem quando tomamos alunos com maior e menor sucesso escolar, justificando maior atenção na investigação e na intervenção a este aspecto.;.porAutoconceitoAdolescentesEstrutura hierárquicaAdolescentsHierarchical StructureA organização do autoconceito: Análise da estrutura hierárquica em adolescentesjournal article10.1590/S0102-79722011000300014