Caetano, Joaquim António MachadoEstanqueiro, Sofia Landeiro2019-11-222019-11-222019-10-08http://hdl.handle.net/10400.12/7232Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das OrganizaçõesO presente estudo tem como principal objetivo averiguar as diferenças entre a perceção dos dirigentes e dos formandos no que respeita, quer ao clima de transferência da formação, quer aos preditores da motivação para transferir. O estudo foi realizado partindo do caso específico de uma organização do setor público e, como tal, todos os dados utilizados foram recolhidos nessa mesma organização junto de formandos que frequentaram pelo menos uma ação de formação no ano de 2018. Com base na literatura e nos instrumentos validados e disponíveis consideraram-se as seguintes dimensões: apoio da chefia, inércia da chefia, apoio dos colegas, resultados pessoais positivos, resultados pessoais negativos, feedback e coaching, expectativa esforço-desempenho e expectativa desempenho-resultados. Construiu-se um questionário que incluía 41 questões relativas a esses constructos. Criaram-se duas versões do questionário. Na versão dos dirigentes as dimensões apoio da chefia e inércia da chefia foram adaptadas focalizando-se no seu próprio papel enquanto chefes. Responderam 64 dirigentes e 268 colaboradores. Da análise dos dados resulta como principal conclusão a existência de diferenças relevantes em quase todas as dimensões do clima de transferência da formação, com exceção das expectativa esforço-desempenho e motivação para transferir. Para além disso foi ainda possível identificar uma dimensão considerada por ambos os grupos como preditora da motivação para transferir (expectativa esforço-desempenho) e outras duas que apenas um dos grupos considera preditora da motivação para transferir; no caso dos formandos trata-se da inércia da chefia enquanto os dirigentes consideram a existência de resultados pessoais negativos para os seus subordinados como um dos principais preditores da motivação destes para transferir. Os resultados obtidos para além do interesse teórico e empírico revelam-se úteis para se poderem implementar iniciativas que promovam uma maior eficácia da transferência da formação em contexto de trabalho.porDirigentesFormandosTransferência de formaçãoPreditores e clima de transferência da formação: Comparação entre dirigentes e colaboradoresmaster thesis202302598