Matta, IsabelBatista, Maria de Lurdes Castela2011-01-192011-01-192001http://hdl.handle.net/10400.12/353Dissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO presente trabalho teve como propósito o estudo das Memórias Autobiográficas produzidas por um grupo de crianças de etnia cigana e um grupo de crianças não ciganas, com idades compreendidas entre os 9- 10 anos, que frequentavam o 3o e 4o ano de escolaridade. A tarefa apresentada aos sujeitos de ambos os grupos, consistia em pedir-lhes que contassem a história da sua vida, seguida de nove perguntas guia, formuladas após descrição espontânea à primeira questão. O nosso trabalho teve dois objectivos fundamentais. O primeiro visava compreender de que forma os contextos sociais e culturais marcam e organizam a Memória Autobiográfica. Um segundo objectivo foi o de tentar precisar, a partir das Memórias Autobiográficas produzidas, se existiam diferenças estruturais e de natureza temática entre as memórias evocadas ao nível dos dois grupos. Da análise dos resultados encontrados podem retirar-se as seguintes conclusões: Os contextos sociais e culturais moldam as Memórias Autobiográficas, contribuindo para a existência de diferenças culturais e também de género nas memórias evocadas. - Mostram também que no grupo não cigano as memórias produzidas realçam, na sua generalidade, a singularidade de vivências pessoais. Por sua vez, o grupo cigano, nas memórias evocadas realça, na sua generalidade, vivências de grupo. - Mostram ainda que as memórias evocadas para além do seu significado pessoal (que nos dá conta das linhas estruturais a partir das quais se organiza a produção de significados dos sujeitos), desempenham uma função social e cultural significativa, nomeadamente na construção identitária do grupo dos sujeitos estudados.porPsicologia educacionalMemórias autobiográficasSocializaçãoIdentidade étnicaCiganosEducational psychologyAutobiographical memorySocializationEthnic identitySob o signo da diferença: Histórias e memórias autobiográficasmaster thesis