Carneiro, Francisco de Castro2014-09-192014-09-191994Análise Psicológica, 12(4), 539-549http://hdl.handle.net/10400.12/3069O autor ocupa-se neste trabalho de uma técnica de interpretação do teste do desenho da árvore conhecida pela designação de Índice de Wittgenstein e que consiste em determinar a data de ocorrência de acontecimentos importantes ocorridos na vida das pessoas. E em primeiro lugar referida a especificidade desta técnica e indicado o contributo dos diversos autores, tanto da escola americana (Buck, Levine & Galanter, Hammer, Diamond, Lyons, Bolin e col. ), como da escola de Charles Koch (Wittgenstein, Koch, Ducceschi, Abad-Alegria e col.) relativamente ao emprego e a validade deste Índice no diagnóstico clínico. Os resultados da aplicação, pelo autor, do teste do desenho da árvore a dois grupos de adolescentes segundo uma metodologia indicada neste trabalho, levam a que sejam postas sérias reservas ao dito Índice de Wittgenstein.This study examines, what is generally known by the Index of Wittgenstein. This index is a technique for interpreting in the tree draw test the date of occurrence of important events in the life of a person. In order to validate the Index for diagnostic proposals this study makes an historical reference to the contributions of the two most important schools, the American school (Buck, Levine & Galanter, Hammer, Diamond, Lyons, Bolin et ai.) and the Koch school (Wittgenstein, Koch, Ducceschi, Abad-Alegria et ai.). Taken into account the Freud theory the author claims that although the definition of a traumatic event is not complex to determine, on the other hand it is very difficult to establish the date of its occurrence in the life of a person in the tree draw test.L’auteur s’occupe ici d’une technique d’interprétation du test de dessin de l’arbre connue par Ia désignation d’lndex de Wittgenstein et qui consiste a déterminer la date d’occurrence d’événements importants survenus dans la vie des individus. Il sera, tout d’arbord, indiquée la spécificité de cette technique et précisée Ia contribution de divers auteurs, aussi bien de l’école américaine (Buck, Levine et Galanter, Hammer, Diamond, Lyons, Bolin et col.), que de I’école de Charles Koch (Wittgenstein, Koch, Ducceschi, Abad-Alegria et col.) concernant I’emploi et Ia validité de cet Index en diagnostic clinique. Les résultats de I’application, par I’auteur, du test de I’arbre i deux groupes d’adolescents selon une méthodologie indiquée dans ce travail amènent a se poser de sérieuses réserves relativement au dit Index de WittgensteinporO desenho da árvore e o indice de Wittgensteinjournal article