Almeida, Tiago Alexandre FernandesSilva, Ana Cristina2013-03-162013-03-162011In O. C. Sousa, C. Cardoso, M. Dias (Eds.), Formar professores, investigar práticas: Actas do IV encontro do CIED (pp. 15-21). Lisboa: Escola Superior de Educação978-989-95733-2-1http://hdl.handle.net/10400.12/2064O presente trabalho tem como objectivo analisar o impacto de programas de intervenção sobre a escrita na evolução das conceptualizações que crianças em idade pré-escolar têm sobre a escrita. Participaram 40 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos divididas em 4 grupos experimentais (n = 8) e um grupo de controlo (n = 8). Os grupos experimentais diferiam quanto ao tipo de palavras facilitadoras e quanto à instrução dada para as crianças reflectirem sobre a escrita. Verificou-se que todos os grupos experimentais evoluíram mais do que o grupo de controlo, dando suporte às evidências que este tipo de metodologia promove competências importantes para aprendizagem formal da linguagem escrita.porEscritas inventadasProgramas de intervenção em escritaConceptualizações infantisO impacto de programas de intervenção em escrita com crianças de idade pré-escolarconference object