Pereira, Miguel BastoLobo, Rita Vilhena de Pádua2020-12-032020-12-032020-10-08http://hdl.handle.net/10400.12/7856Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia ClínicaAs competências sociais e emocionais são encaradas como estando inevitavelmente ligadas ao desenvolvimento emocional e à aprendizagem humana. Ainda assim, e apesar do reconhecimento de que apenas com a aquisição destas, se torna verdadeiramente possível alcançar sucesso profissional e pessoal, continua a ser escasso o investimento realizado na área. Contudo, o número de instrumentos para avaliar as competências sociais e emocionais é bastante reduzido, particularmente no caso da população adulta. Assim, a presente investigação visa validar o Questionário de Competências Sociais e Emocionais para a população comunitária adulta portuguesa, tendo sido utilizada uma amostra de 500 participantes. Os resultados obtidos demonstram que o questionário, na sua generalidade, possui boas qualidades psicométricas, confirmando a estrutura fatorial do modelo original, constituído por 16 itens distribuídos por quatro dimensões, nomeadamente, Autoconsciência, Autogestão e Motivação, Consciência Social e Comportamento Pró Social e Tomada de Decisão. Essas competências encontram-se positivamente correlacionadas ao controlo da impulsividade e negativamente correlacionadas a comportamentos de risco para a saúde, apesar das associações verificadas não serem tão fortes quanto espectável. Este questionário torna-se útil para a avaliação de competências sociais e emocionais em diferentes populações e contextos.Social and emotional competencies are seen as inevitably associated with emotional development and human learning. Even so, and despite the recognition that only with the acquisition of these, it becomes possible to achieve professional and personal success, the investment in the area remains short. However, the number of instruments for assessing social and emotional competences is quite small, particularly on adult population. Thus, the present investigation aims to analyze the Social and Emotional Skills Questionnaire psychometric proprieties for the Portuguese adult community population, using a sample of 500 participants. The results obtained demonstrate that the questionnaire, in general, has good psychometric qualities, confirming the factorial structure of the original model, consists of 16 items distributed over four dimensions, namely, Self-awareness, Self-management and Motivation, Social-awareness and Prosocial Behavior; Decision-making. These competences are positively correlated with the control of impulsive behavior(s) and negatively correlated with health risk behaviors, although the observed associations are not as strong as expected. This questionnaire is particularly useful for assessing social and emotional skills in different population and contexts.porValidaçãoCompetências sociais e emocionaisAutoconsciênciaAutogestão e motivaçãoConsciência social e comportamento pró SocialTomada de decisãoValidationSocial and emotional competenciesSelf-awarenessSelf-management and motivationSocial-awareness and prosocial behaviorDecision-makingQuestionário de competências sociais e emocionais : Exploração das propriedades psicométricas na população adulta portuguesamaster thesis202529886