Osório, AnaCastiajo, PaulaFerreira, RaquelBarbosa, FilipaMartins, Carla2018-06-212018-06-212011Análise Psicológica, XXIX(2), 259-2740870-8231http://hdl.handle.net/10400.12/6429Nas últimas décadas, a Psicologia do Desenvolvimento tem vindo a delinear o percurso do desenvolvimento sócio-cognitivo na procura de respostas a uma questão essencial – Como evoluem as capacidades de mentalização das crianças? O interesse em conhecer as fases que marcam o desenvolvimento da cognição social, desde as idades mais precoces até à consolidação da compreensão das causas psicológicas dos comportamentos, é legitimado pela importância vital com que estas fases se revestem ao nível da compreensão e comportamento sociais. Neste sentido, os objectivos do presente trabalho são: (a) descrever os três marcos sócio-cognitivos comummente descritos na literatura desde a infância até à idade pré-escolar; (b) apresentar exemplos de metodologias que permitam a sua avaliação (c) analisar as principais vantagens e desvantagens de cada uma das metodologias de forma a auxiliar a selecção por parte dos investigadores.porAvaliaçãoCognição socialIdade pré-escolarInfânciaMetodologias de avaliação do desenvolvimento da cognição social da infância até à idade pré-escolarjournal article