Guedes, Maryse de MeloMaciel, Carolina Maria de Barros Costa2024-09-052024-09-052024-07-25http://hdl.handle.net/10400.12/9907Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Psicologia na especialidade de Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento.O modelo de processamento de informação parental estabelece que as crenças dos pais em relação aos comportamentos (mal)adaptativos da criança, tais como a agressividade física, são um dos fatores que se associam direta ou indiretamente (via práticas parentais) com os comportamentos externalizantes das crianças. Contudo, são poucos os estudos que examinam as associações entre estas variáveis, reconhecendo a natureza multidimensional (i.e., reações emocionais, atribuições causais, objetivos de socialização, estratégias antecipadas) das crenças parentais. Esta dissertação teve como principal objetivo examinar as associações entre as múltiplas dimensões das crenças das mães e dos pais acerca da agressividade física, as práticas parentais e os comportamentos externalizantes em idade pré-escolar. A amostra foi constituída por 169 mães e 52 pais de crianças em idade pré-escolar (3-6 anos), recrutadas em instituições de ensino pré-escolar privado na Área Metropolitana de Lisboa. Os pais preencheram o Parental Beliefs Questionnaire, o Child-Rearing Report Questionnaire e o Social Competence and Behavior Evaluation Scale para avaliar as crenças parentais acerca da agressividade física, as práticas parentais e os comportamentos externalizantes das crianças. Os nossos resultados mostraram que foram observadas associações positivas entre as reações emocionais negativas e os relatos de restritividade parental, particularmente para as mães. Relatos parentais de maior recurso a estratégias antecipadas de apelo emocional associaram-se a relatos de menor cuidado e maior restritividade. Os relatos de comportamentos externalizantes na criança associaram-se negativamente com reações emocionais de surpresa de pais e mães. Todavia, os relatos estratégias antecipadas de punição ou sugestão e objetivos de socialização centrados na criança a curto prazo apenas se associaram positivamente com os relatos de comportamentos externalizantes nos pais. Contrariamente à investigação anterior que mostrou a importância das atribuições causais, os nossos resultados parecem sugerir que a dimensão afetiva e cognitiva das crenças parentais relativa às expectativas parentais são aquelas que se associam aos relatos de práticas parentais e, em menor grau, de comportamentos externalizantes nas crianças.ABSTRACT: The parental information processing model establishes that the parents’ beliefs regarding children’s (mal)adaptative behaviours, such as physical aggression, are one of the factors that can be directly or indirectly associated (via parental practices) with children’s externalizing behaviours. However, few studies have examined the associations between these variables, recognizing the multidimensional nature of parental beliefs (i.e., emotional reactions, causal attributions, socialization goals, anticipated strategies). The main aim of this thesis was to examine the associations between the multiple dimensions of mothers’ and fathers’ beliefs about physical aggression, parental practices, and externalizing behaviours at preschool age. The sample consisted of 169 mothers and 52 fathers of preschool-aged children (3-6 years), recruited in private preschools in Lisbon Metropolitan Area. All the parents completed the Parental Beliefs Questionnaire, the Child-Rearing Report Questionnaire and the Social Competence and Behavior Evaluation Scale to assess parental beliefs about aggression, parental practices, and children’s externalizing behaviours. Our results showed that positive associations were observed between negative emotional reactions and reports of parental restrictiveness, particularly for mothers. Parental reports of greater use of anticipatory strategies involving emotional appeal were associated with reports of lower nurturance and greater restrictiveness. Reports of children’s externalizing behaviors were negatively associated with emotional reactions of surprise from both mothers and fathers. However, reports of anticipatory strategies involving punishment or suggestion and short-term child-centered socialization goals were only positively associated with reports of externalizing behaviors for fathers. Contrary to previous research that highlighted the importance of causal attributions, our results seem to suggest that the affective and cognitive dimensions of parental beliefs related to parental expectations are those that are associated with reports of parental practices and, to a lesser extent, with reports of children’s externalizing behaviors.porCrenças parentaisPráticas parentaisComportamentos externalizantesIdade pré-escolarParental beliefsParental practicesExternalizing behavioursPreschool ageCrenças parentais, práticas parentais e comportamentos externalizantes em crianças em idade pré-escolar (3-6 anos)master thesis203679253