Matta, IsabelMendes, Ana Isabel Nunes2011-07-302011-07-302003http://hdl.handle.net/10400.12/684Dissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalEsta investigação propõe-se analisar e caracterizar, a motivação das crianças do 1° ano do Ensino Básico, verificando a coincidência entre as percepções destes com as dos seus professores. A Escala de Motivação utilizada para os alunos adaptou as "Provas de Motivação" de Deborah Stipek (1997). As percepções dos professores foram avaliadas por um Questionário similar. Por sua vez, os resultados estatísticos foram obtidos pela aplicação de outras ferramentas teóricas, nomeadamente o reste de Wilcoxon, o teste de Mann-Whitney e o Coeficiente de Correlação de Spearman. Os resultados da nossa amostra (114 crianças e 7 professores) insinuam um nível de percepção mais favorável dos discentes, que se torna mais coincidente nos níveis extremos da escala de avaliação do estatuto escolar, ou seja, nos alunos fracos e muito bons. Acresce que os resultados do nosso estudo ora confirmam ora infirmam os pressupostos teóricos assinalados pela literatura nesta matéria, devendo as suas inferências ser entendidas em função do contexto e significância desta amostra.porPsicologia educacionalMotivaçãoAprendizagemIdade escolarAuto-conceitoProfessoresExpectativasInstrumentosMétodos de observaçãoEducational psychologyMotivationLearningSchool-ageSelf-conceptTeachersExpectationsInstrumentsObservation methodsDe pequenino se motiva o menino: Motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básicomaster thesis