Veríssimo, ManuelaEsperanço, Tatiana Domingues2022-01-142022-01-142021-11-01http://hdl.handle.net/10400.12/8426Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia ClínicaAs práticas parentais são um conceito determinante para o desenvolvimento do ser humano, que nasce absolutamente dependente do meio e das pessoas que o rodeiam. Existem vários fatores que têm impacto nas práticas parentais, tanto do foro intrapessoal dos próprios pais, como do foro extrafamiliar e contextual. Deste modo, surge um conceito relevante para as práticas parentais que apresenta ainda alguma escassez de investigação no âmbito do desenvolvimento infantil: o suporte social percebido. Com um contexto mundial pandémico pela COVID-19, que obriga ao isolamento, distanciamento social e quarentena, a investigação sobre estes dois conceitos torna-se ainda mais relevante e levanta-se a questão da eventual relação que a pandemia terá para com os mesmos. Este estudo tem como objetivos avaliar a relação entre as práticas parentais e o suporte social percebido e avaliar a relação das dificuldades experienciadas no primeiro confinamento por COVID-19 com as práticas parentais, bem como com o suporte social percebido. A amostra foi constituída por 151 mães de crianças entre os 3 e os 7 anos. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de dados sociodemográficos, o Modified Child Rearing Practices Report Questionnaire (CRPR-Q), o Personal Resource Questionnaire – Parte 2 (PRQ-Parte 2), o The Coronavirus Health Impact Survey Parent/Caregiver Short Form e o The Coronavirus Health Impact Survey Adult Short Form. Os resultados revelaram que as práticas parentais apresentam uma relação com o suporte social percebido, mas apenas na dimensão «afetuosidade». Relativamente à experiência inerente à pandemia COVID-19 no primeiro confinamento, verificam-se relações significativas tanto com as práticas parentais, como com o suporte social percebido. Deste modo, observamse resultados pertinentes no âmbito das práticas parentais, levantando-se fatores que se encontram relacionados com as mesmas, tal como o suporte social percebido e a vivência pandémica que, ao influenciarem as práticas parentais, influenciam também o desenvolvimento infantil. Devido à escassez de estudos acerca destes conceitos em Portugal, é importante a replicação do presente estudo com amostras mais heterogéneas e de maiores dimensões.Childrearing practices are a determinant concept for the development of human beings, which are born absolutely dependent of the environment as well as of the people who care for them. There are a wide range of factors that cause an impact on the childrearing practices, both in an intrapersonal level of the parents themselves and in an extrapersonal and contextual level. In this line of thought emerges a pertinent concept for the childrearing practices, that still lacks studies on the field of child development: perceived social support. With a worldwide pandemic caused by COVID-19, that requires isolation, social distance and quarantine, the research on both these concepts becomes even more relevant, leaving us with the question about the eventual relationship between the pandemic contingencies and both childrearing practices and perceived social support. The present study aims to evaluate the relationship between childrearing practices and perceived social support, as well as to evaluate the relationship between childrearing practices and the difficulties experienced during the first quarantine due to COVID-19, and also between the latter and the perceived social support. The sample of this study consisted of 151 mothers of children between 3 and 7 years old. The instruments used were the Questionário de dados sociodemográficos, the Modified Child Rearing Practices Report Questionnaire (CRPR-Q), the Personal Resource Questionnaire – Part 2 (PRQ-Part 2), the Coronavirus Health Impact Survey Parent/Caregiver Short Form and the Coronavirus Health Impact Survey Adult Short Form. The results showed that childrearing practices are associated with perceived social support, but only on the «nurturance» dimension. Regarding the experience lived during the first quarantine due to COVID-19, there are significant relationships established with both childrearing practices and perceived social support. Thus, the present results are pertinent on the field of childrearing practices, and factors connected with them arise, such as the perceived social support and the pandemic experiences, which, by affecting childrearing practices, also affect child development. Due to the lack of studies on these subjects in Portugal, it is important to reproduce the present study with larger and more diverse samples.porPráticas parentaisAfetuosidadeRestritividadeSuporte social percebidoCOVID 19ConfinamentoCriançasChildrearing practicesNurturanceRestrictivenessPerceived social supportQuarantineChildrenIt takes a village: práticas parentais, suporte socialmaster thesis202831841