Almeida-Rocha, T.Queiroz, F.Loureiro, F.Primoroso, D.Vargas-Moniz, M. J.Ispa - Instituto Universitário2025-05-292025-05-292025-05Almeida-Rocha, T., Queirós, Loureiro, F., Primoroso, D., & Vargas-Moniz, M. J. (2025, Maio, 28). As tutorias no ensino superior: Avaliação pelos estudantes. Poster apresentado no Congresso "XII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia" - APP & FPCEUP 2025. Porto, Portugalhttp://hdl.handle.net/10400.12/13528No contexto académico, a Tutoria abrange todo o apoio e orientação disponibilizado por um/a responsável (o/a Tutor/a) a um/a estudante (o/a tutorando/a) que estabelecem um contacto formal focado no processo de superação de eventuais dificuldades e/ou na aquisição de competências específicas relacionadas com a vida académica . 1 As tutorias no Ensino Superior são uma estratégia que facilita a integração académica e social dos/as estudantes, uma vez que promove : Dinâmicas de integração do estudante na comunidade académica; conhecimento acerca de procedimentos e práticas institucionais; formação académica, profissional e pessoal do estudante; gestão de expetativas e de dificuldades reais e antecipadas. 2 Desde 2010 que o ISPA adotou um sistema de Tutorias para orientação e suporte que procura desenvolver competências académicas, cognitivas, afetivas, de autonomia, comunicacionais, sociais e culturais dos/as estudantes. Objetivo: Introduzir uma dinâmica de reflexão e análise conjunta para compreender o contributo do programa tutoria para o desenvolvimento académico e pessoal de estudantes, orientadas para o bem-estar e integração de estudantes nos contextos do ensino superior.porEnsino superiorestudantesTutoriaisIntegraçãoAs tutorias no ensino superior: Avaliação pelos estudantesother