Carvalho, Maria Vilani Cosme deAraujo, Francisco António Machado2019-05-132019-05-132019-04In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (115-128). Lisboa: Edições ISPA.978-989-8384-55-3http://hdl.handle.net/10400.12/7035Esse texto mediou as discussões sobre o segundo momento do Simpósio “A dimensão subjetiva da realidade escolar: diálogos sobre educar hoje a partir do materialismo histórico dialético e da psicologia de Vigotski” e tem seu norte teóricometodológico nas reflexões sobre o conceito vigotskiano Perejivânie, bem como nas ideias sobre pesquisa formação para argumentar em favor da ideia de que todo ser humano constitui sua singularidade como ser mediado pela história e pela cultura. Para tanto, cada pessoa está submetida a um processo contínuo de (trans)formação que é produto das situações sociais geradoras de seu desenvolvimento histórico e cultural. No que tange ao processo de (trans)formação do professor, este para gerar desenvolvimento profissional, faz-se necessário vivenciar situações formativas com possibilidades de desenvolvimento da reflexão crítica sobre as bases ideológicas que historicamente têm orientado a prática educativa, mas também a dimensão subjetiva da realidade escolar. Nestes termos, desenvolver pesquisa com potencial formativo tem se apresentado como necessidade dos professores envolvidos em compreender e colaborar no processo de transformação da educação, da escola, dos educadores, dos educandos e, portanto, da sociedade em direção do desenvolvimento da humanidade em cada homem singular.porPerejivânieDesenvolvimento profissionalPesquisa educacionalDiálogos sobre “educar hoje” sob mediação do conceito vigotskiano Perejivânieconference object