Garret, AnaSousa, Mónica José Abreu2017-05-242017-05-242012In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.1048-1062). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário978-989-8384-15-7http://hdl.handle.net/10400.12/5512Este trabalho procura apresentar uma revisão sistemática da literatura e da investigação realizada com a população lésbica e gay nos últimos 10 anos. Através de uma pesquisa na base de dados Pubmed (Medline) referente a publicações entres os anos 2001 e 2011, foram encontrados 404 artigos. Consequentemente, de entre estes artigos, realizou-se uma análise de mapeamento sistemático dos estudos empíricos (n=314). À luz da literatura internacional consultada, foram discutidas as principais lacunas existentes, onde se encontram visíveis entraves teóricos e/ou metodológicos. A análise dessas lacunas permitiu constatar que questões como as deficiências físicas ou sensoriais (Duke, 2011), as disfunções sexuais (Kuyper & Vanwesenbeeck, 2011) e até a avaliação e integração da própria orientação sexual na história sexual dos envolvidos (Robert, 2010), têm sido negligenciadas. No âmbito da saúde verificou-se, ainda, que muitos autores continuam a apontar a escassez de competências específicas por parte dos profissionais de saúde no que toca à homossexualidade, o que reforça a necessidade da formação destes (Moleiro & Pinto, 2009), de modo a promover o bem-estar e a qualidade de vida desta população-alvo (WHO, 2011). No campo da educação, os resultados destacaram a desinformação e a discriminação ainda vigente, o que resulta na transmissão de informação incorrecta, preconceituosa e estereotipada, assim como um ambiente negativo para o quotidiano das pessoas lésbicas e gay´s (Chesir-Teran & Hughes, 2009).porLésbicaGayMapeamento sistemáticoLésbicas e gays: Um mapeamento sistemático da literaturaconference object