Costa, Flora Teixeira eRibeiro, LeonorPratas, Helena2017-07-212017-07-212012In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 71-82). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário978-989-8384-15-7http://hdl.handle.net/10400.12/5700Caraterísticas como impaciência, agitação, dispersão, entre outras, são encontradas na maior parte das crianças em idade escolar. Estas especificidades, em bastantes casos, chegam a influenciar negativamente o desempenham destas crianças nas atividades escolares. Sendo o Projeto Ciência Júnior – Ciência para crianças (1-3) uma estratégia didática para o ensino das ciências experimentais que tem em conta a necessidade do desenvolvimento de competências como a atenção e a concentração para uma eficiente introdução ao método experimental; tendo como referencial o trabalho de Fonseca (4,5) sobre dificuldades de aprendizagem e partindo da visão sócio-histórica de Luria e Vygotsky (6-8) sobre atenção, o programa referido desenvolveu um trabalho com o objetivo de avaliar e estimular atenção-concentração e a capacidade de autoorganização. Participaram deste programa, 15 alunas com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos de idade, que tendo por base noções desenvolvidas por Piaget e Miranda sobre o jogo (9-10), foram estimuladas pela ordenação e nomeação de ações. Os dados sugerem que formas de autoorganização emergem espontaneamente entre as crianças enquanto jogam e que o perfil de adaptabilidade, e seleção da informação está relacionado com cada etapa do desenvolvimento. Concluímos que a utilização do jogo como método de ensino possibilita aos alunos um momento diferente de aprendizagem onde estes se apresentam motivados e com maior capacidade de seleção de informação. É, portanto, uma boa pista que abre horizontes para aprofundar esta metodologia.porDesenvolvimento da atenção e da concentração de alunos de 6- 7 anos em contexto de educação não formal - projeto ciência Júnior- ciência para criançasconference object