Peixoto, FranciscoRodrigues, Diana Marisa Monteiro2019-11-252019-11-252019-09-25http://hdl.handle.net/10400.12/7248Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.O presente estudo teve como objetivos analisar as relações entre as teorias implícitas da inteligência, as orientações motivacionais e a procrastinação escolar em alunos do ensino secundário. Neste sentido, procurámos investigar a existência de associações entre as teorias implícitas da inteligência e a procrastinação escolar, bem como entre as orientações motivacionais e a procrastinação escolar. Adicionalmente, pretendemos verificar se as associações entre as teorias implícitas da inteligência e a procrastinação escolar eram mediadas pelas orientações motivacionais dos alunos. Os participantes deste estudo foram 500 alunos do ensino secundário a frequentarem cursos científico-humanísticos. Os dados foram recolhidos através da aplicação de questionários de autorrelato contendo a Escala Geral das Teorias Implícitas da Inteligência, a Escala de Orientações Motivacionais e o Questionário de Procrastinação no Estudo. Os resultados mostraram que as teorias implícitas da inteligência estão relacionadas com a procrastinação no estudo diário e no geral, mas não com a procrastinação no estudo para os testes. A orientação para a tarefa mostrou-se negativamente associada à procrastinação no estudo. A orientação para a autovalorização não se demonstrou associada à procrastinação no estudo. A orientação para a autodefesa revelou-se correlacionada com a procrastinação no estudo para os testes, mas não com a procrastinação no estudo diário e no geral. A orientação para o evitamento mostrou-se relacionada com a procrastinação no estudo. As relações entre as teorias implícitas da inteligência e a procrastinação no estudo foram mediadas negativamente pela orientação para a tarefa e positivamente pela orientação para o evitamento.The present study aimed to analyse the relations between implicit theories of intelligence, achievement goals and school procrastination in high school students. In order to do so, we tried to find associations between implicit theories of intelligence and school procrastination, as well as between achievement goals and school procrastination. Furthermore, we intend to see if the associations between implicit theories of intelligence and school procrastination were mediated by students’ achievement goals. Participants of this study were 500 high school students who attended cientific-humanistic courses. Data were collected through the application of self-report questionnaires containing General Scale of Implicit Theories of Intelligence, Achievement Goals Scale and Study Procrastination Questionnaire. Results showed that implicit theories of intelligence are correlated to daily study procrastination and to study procrastination in general, but not with study for the tests procrastination. Task orientation was negatively correlated to study procrastination. Self-enhancing orientation was not correlated to study procrastination. Self-defeating orientation was correlated to study for the tests procrastination, but not with daily or general study procrastination. Avoidance orientation was correlated to study procrastination. Relations between implicit theories of intelligence and study procrastination were negatively mediated by task orientation and positively mediated by avoidance orientation.porTeorias implícitas da inteligênciaOrientações motivacionaisProcrastinação escolarImplicit theories of intelligenceAchievement goalsschool procrastinationAmanhã faço isto: relações entre teorias implícitas da inteligência, orientações motivacionais e procrastinação escolar em alunos do ensino secundáriomaster thesis202299210