Gonçalves, Cristina Rosa Ferreira da Costa Vieira2011-06-042011-06-042006http://hdl.handle.net/10400.12/560Dissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalOs maus tratos infligidos às crianças, apresentam-se como um problema de natureza multidisciplinar, com diversas implicações, as quais trespassam pelos diferentes aspectos que compõe o ser humano, sendo várias as disciplinas e os profissionais, a quem esta temática surge como possivelmente presente no seu dia a dia. Um dos grupos com maior possibilidade de relacionamento com possíveis situações de maus tratos e com competências acrescidas é o composto pelos professores. Este trabalho debruça-se sobre o envolvimento que estes profissionais de educação poderão ter na prevenção, detecção e denúncia de situações de maus tratos infantis. Procura-se explorar os conhecimentos dos professores, situando-se os mesmos ao nível do primeiro ciclo do ensino básico, no que concerne ao domínio dos conteúdos inerentes a esta temática; bem como às formas de actuação face à mesma. Cerca de cinquenta e seis professores responderam ao questionário, encontrando-se divididos entre os que leccionavam havia relativamente pouco tempo (1 a 5 anos) e os com vários anos de docência (mais de 10 anos). Os resultados obtidos parecem revelar consenso quanto à definição de maus tratos por parte destes profissionais e apresentam a consciencialização dos mesmos para a vertente multidimensional do problema, reconhecendo e valorizando este, nas suas diversas tipologias. Contudo, categorias de natureza não expressamente abusivas, ainda que preocupantes, tendem a ser menos referidas, alertando para a necessidade de formação e investimento nesta área.porPsicologia educacionalProfessoresInstrumentoBullyingViolênciaMaus-tratosIdade escolarEducational psychologyTeachersInstrumentsViolenceChild abuseSchool-age childrenPor detrás do quadro: A realidade dos maus tratos infantis na perspectiva dos professores do primeiro ciclobachelor thesis