Gaitas, SérgioNunes, Joana Ramos Luís Correia2022-02-232022-02-232021-12-28http://hdl.handle.net/10400.12/8597Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário, para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso nº 11548/2020 publicado no Diário da República, 2.ª série, nº 153, 7 de agosto de 2020.No contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o atual relatório, no ano letivo 2020/2021. A prática decorreu numa escola pública, numa turma de 3º ano de escolaridade, composta por 24 alunos – 19 do sexo feminino e 8 do sexo masculino. A problemática do estudo surgiu após observação do contexto, onde foi possível notar a utilização recorrente do modo de trabalho simultâneo e a desmotivação expressa pelos alunos por trabalhar na modalidade de trabalho individual. A metodologia utilizada para a realização deste relatório foi a investigação qualitativa. Para o efeito, a estratégia usada foi a observação não participante e participante, durante a realização das atividades, por meio de observação direta com registo no diário de bordo, grelhas de observação, conversas informais, entrevistas aos alunos. Os objetivos desta investigação foram: aprofundar o estudo da diferenciação pedagógica, com destaque para a dimensão da organização do trabalho dos alunos; ouvir a voz dos alunos para conhecer as suas opiniões sobre o modo como são organizados para trabalhar e sobre a modalidade de trabalho a pares. A partir das suas opiniões, o intuito foi agir sobre elas para melhorar a prática pedagógica, nomeadamente na implementação de momentos de aprendizagem a pares e na diversificação da forma como os pares foram constituídos.In the context of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, within the scope of Supervised Teaching Practice in the 1st Cycle of Basic Education, the current report was produced, in the academic year 2020/2021. The practice took place in a public school, in a 3rd year school class, composed of 24 students – 19 females and 8 males. The problematic of the study arose after observing the context, where it was possible to notice the recurrent use of the simultaneous work mode and the demotivation expressed by students for working in the individual work mode. The methodology used to carry out this report was qualitative research. For this purpose, the strategy used was non-participant and participant observation, during the activities, through direct observation with logbook registration, observation grids, informal conversations, interviews with students. The objectives of this investigation were: to deepen the study of pedagogical differentiation, with emphasis on the dimension of the organization of students' work; listen to students' voices to find out their opinions on the way they are organized to work and on the way in which they work in pairs. Based on their opinions, the intention was to act on them to improve the pedagogical practice, namely in the implementation of moments of learning in pairs and in the diversification of the way in which pairs were formed.por1º Ciclo do Ensino BásicoDiferenciação pedagógicaOrganização do trabalho dos alunosAprendizagem cooperativaAprendizagem entre paresPrimary schoolPedagogical differentiationStudent work organizationCooperative learningPeer-assisted learningA diversificação das modalidades de trabalho no 1º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis202900037