Nunes, CecíliaMarta, BarrocaMarino, Paula2020-06-222020-06-222019-12In C. Lopes, & C. V. Almeida (Coords.), Literacia em saúde na prática (pp. 97-117). Lisboa: Edições ISPA [ebook].978-989-8384-57-7http://hdl.handle.net/10400.12/7665A saúde ocupa um lugar central entre as preocupações da sociedade, numa época em que a esperança média de vida atinge valores recordes nos países ocidentais, onde as expectativas face à capacidade da ciência em dar resposta aos problemas são elevadíssimas. É por isso essencial para a população obter informações sobre saúde. Através dos media, os indivíduos com baixa Literacia em Saúde, como os idosos e as pessoas em situação socioeconómica débil, são influenciados pelos conteúdos noticiosos relacionados com a saúde. Os media são, assim, um dos principais motores para a comunicação em saúde, devido ao fácil acesso, grande disseminação, elevado poder de persuasão e potencial orientação para o sistema e para as soluções. Os media generalistas ou especializados tornaram-se num dos principais veículos de informação, possuindo não só a capacidade de informar, como também de influenciar as atitudes dos seus públicos. Têm, por um lado, a vantagem de serem os promotores da Literacia em Saúde junto da população, mas por outro, a desvantagem de serem descredibilizados quando há desconfiança em relação à fonte da informação. Ao longo deste trabalho vamos abordar as diferentes vias de acesso à informação em saúde, bem como os diferentes modelos de comunicação. Deixaremos ainda em aberto um tema que pode ser desenvolvido mais tarde: o que ainda está por fazer na área da Literacia em Saúde e qual pode ser a contribuição e envolvimento dos media.porLiteracia em saúdeMédiaPromoção de saúdeComunicaçãoPromoção da Literacia em Saúde através dos mediabook part