Martins, Margarida Alves2014-06-092014-06-091991Análise Psicológica, 9, 1-190870-8231http://hdl.handle.net/10400.12/2894Entendendo-se a leitura como um acto cognitivo, considera-se fundamental para a sua aprendizagem que se construam, numa fase inicial, representações adequadas sobre as funções e características desta etapa. Para tal, é necessário que as crianças descubram propriedades da linguagem que são represen&,das na escrita e quais as regras que permitem a passagem das unidades de linguagem oral aos signos escritos. Levar a esta tomada de consciência parece ser um dos trabalhos mais importantes a desenvolver no primeiro ano de escolaridade, trabalho esse que deve ser prévio ao da iniciação hs técnicas de decifração.ABSTRACT: Learner’s development of reading, considered as a skill, requires in a first stage, the understanding of its purposes and intentions. This task also requires the understanding of the ways in which speech is coded in the writing system and which are the rules for relating speech units to print units. the first year of p-asr school, before initiahg children to the decoding process. Teachers should promote the awareness of the purposes of literary and of how our writing system represents language.porO que é preciso para poder aprender a lerjournal article