Araújo, Helena Costa2019-03-122019-03-121996Análise Psicológica, 14(4), 479-4860870-8231http://hdl.handle.net/10400.12/6949Neste artigo, trata-se da apresentar um trabalho de investigação sobre a construção do ensinar na escola primária como trabalho de mulheres, no período 1870- -1933. Não só se procura perceber as subjectividades e experiências das professoras na construção da actividade de ensinar, como se dá conta das políticas educativas e dos «mecanismos discursivos» que, de forma estrutural, começam a projectar a ocupação como apropriada a ser exercida por mulheres.construction of primary teaching as women’s work, during the period 1870-1933. The intention is to understand the subjectivities and experiences of women teachers for the construction of primary teaching, as well as to review education policies and «discursive mechanisms» which have contributed to construct the occupation structurally as women’s work.porTrabalho de mulheresSubjectividadesPolíticas educativasMecanismos discursivosWomen´s work, subjectivities, education policies, discursive mechanisms.SubjectivitiesEducation policiesDiscursive mechanismsDa história de uma profissão em mutação: As professoras primárias na viragem do séculojournal article