Fidalgo, ZildaMendes, Vanessa Duarte2015-11-262015-11-262008http://hdl.handle.net/10400.12/4125O presente estudo teve como objectivo analisar como se articula a compreensão das falsas crenças e a compreensão dos verbos metacognitivos em crianças portuguesas dos 3 aos 5 anos. Para tal aplicou-se, individualmente, às 40 crianças que participaram neste estudo, um teste de linguagem (Sim-Sim, 2004), um teste de resolução de falsas crenças (Peskin & Astington, 2004), um teste de explicação das falsas crenças (Peskin & Astington, 2004) e um teste de compreensão de verbos metacognitivos (Peskin & Astington, 2004). Os resultados obtidos revelam que em todas a tarefas as crianças de 3 anos obtiveram resultados significativamente superiores às crianças de 5 anos. Contudo, verificou-se um melhor desempenho nas tarefas de conteúdo inesperado do que nas tarefas de mudança inesperada de lugar. Quanto à relação entre as variáveis – linguagem, resolução de falsas crenças, explicação das falsas crenças e compreensão de verbos metacognitivos – confirmou-se para a totalidade dos participantes a existência de correlações elevadas e significativas entre todas as variáveis do estudo, excepto entre a explicação das falsas crenças e a compreensão de verbos metacognitivos. A correlação entre a resolução das falsas crenças e a linguagem, e a compreensão dos verbos metacognitivos foram elevadas e signifivativas como esperávamos (r(N=40) =.67, p < .01 e r=.56, p < .01, respectivamente). No entanto o padrão de correlações não é o mesmo em todos os grupos de idade, indicando que as relações entre o desenvolvimento da linguagem e da teoria da mente não são lineares.ABSTRACT: This study pretended to analyze how false-belief comprehension and metacognitive verbs comprehension are articulated in Portuguese children with ages between 3 and 5 years old. For that reason it was applied, individually, to the 40 children that participated in this study, a language test (Sim-Sim, 2004), a falsebelief prediction test (Peskin & Astington, 2004), a false-belief explanation test (Peskin & Astington, 2004) and a metacognitive verbs comprehension (Peskin & Astington, 2004). The results of this investigation allow perceiving that in all tasks with 3 years old children had resulted significantly higher, when compared to the results of the 5 years old children. However the performance was better in unexpected contents task than in location change tasks. The relation among the variables – language, false-belief prediction, false-belief explanation and metacognitive verbs comprehension - was confirmed the existence of the high and significant correlations among all the variables of the study, except between the false-belief explanation and metacognitive verbs comprehension. The correlation among the false-belief prediction and language and metacognitive verbs comprehension was high and significantly as we waited r(N=40) =.67, p < .01 e r=.56, p < .01,respectively). However the standard of correlations is not the same in all age groups, indicating that the relations between the language development and theory of mind are not linear.porFalsas-crençasVerbos metacognitivosTeoria da menteFalse-beliefMetacognitive verbsTheory of mindTeoria da mente e compreensão de verbos metacognitivos em crianças de idade pré-escolarmaster thesis