Pimenta, FilipaRosas, Raquel Alexandra Ferreira2016-04-132016-04-132015http://hdl.handle.net/10400.12/4531Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioA obesidade e a perda de peso implicam gerir percepções face à imagem corporal e lidar com padrões sociais. A investigação mostra que o excesso de peso e a obesidade têm impacto negativo na saúde física e no estado psicológico. A imagem corporal compreende o eixo atitudinal, que inclui a componente avaliativa e de investimento, e o eixo da auto-percepção. Sendo um conjunto de generalizações cognitivas, o auto-conceito inclui percepções específicas sobre o indivíduo em contextos particulares. Sendo que a qualidade da imagem corporal afecta a auto-estima, é pertinente o estudo do auto-conceito na experiência de perda de peso. Pretende-se avaliar de forma qualitativa as consequências percebidas e o auto-conceito, e desenvolver modelos explicativos (análise de correspondência múltipla). Foram entrevistados trinta participantes que realizaram uma perda de peso bem-sucedida (perda mínima de 7% do peso inicial e manutenção mínima de 12 meses). O conteúdo das entrevistas foi transcrito e submetido a análise temática e de conteúdo. As consequências percebidas organizam-se num modelo de três factores (Crescimento pessoal/Adversidades sociais, Imagem corporal/Benefícios sociais, e Bem-estar físico/emocional), compreendendo consequências como problemas relacionais e bem-estar/felicidade. Também o auto-conceito se organizou num modelo de três factores (Investimento eficaz/Auto-estima equilibrada, Ambivalente, e Aceitação positiva/Foco), incorporando auto-conceito físico e da personalidade explícita. Incluir em igual proporção ambos os géneros e utilizar entrevistas gravadas são vantagens que destacam a contribuição da investigação. O estudo amplifica o conhecimento das consequências percebidas e do auto-conceito, no contexto de uma perda de peso bem-sucedida. A análise retrospectiva é considerada uma limitação.ABSTRACT: Managing obesity and weight loss entails dealing with body image perceptions and social standards. Research shows that overweight and obesity have negative impact on physical health and affect individuals’ psychological state. The body image structure comprehends the attitudinal axis, including the evaluative and the investment components, and the self-perception axis. Designated as cognitive generalizations, the self-concept can comprehend specific perceptions about oneself according a particular context. Since the body image quality affects the self-esteem, it’s relevant the self-concept study on the experience of weight loss. The present aim is to evaluate the perceived consequences and self-concept in a qualitative methodology, and develop models (multiple correspondence analysis). Thirty men and women who have made a successful weight loss (loss at least 7% of initial weight and maintained for at least 12 months) were interviewed. The content of the transcribed interviews was subjected to thematic and content analysis. Perceived consequences organize a three factor model (Personal growth/Social adversities, Bogy image/Social benefits, and Physical/Emotional well-being), including relational problems and well-being/happiness as perceived consequences. The self-concept also establishes a three factor model (Effective investment/Balanced self-esteem, Ambivalent, and Positive acceptance/Focused), incorporating physical and explicit personality self-concepts. Including the same proportion of both genders and using in-depth, audio-recorded interviews are advantages that emphasize the contribution of the present investigation. This study expands the knowledge about perceived consequences and self-concept, in the context of a successful weight loss. The retrospective analysis is considered a limitation.engPerda de pesoConsequências percebidasAutoconceitoWeight lossPerceived consequencesSelf-conceptThe perceived consequences and self-concept of a successful weight loss – A qualitative studymaster thesis201045702