Martins, Margarida AlvesSantana, InáciaGanhão, Mariana Pimpão Costa2024-07-302024-07-302024-07-18http://hdl.handle.net/10400.12/9878Relatório da prática de Ensino Supervisionado apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 9784/2022, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 93, de 13 de maio de 2022.A presente investigação surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino básico, decorrente da prática supervisionada numa instituição de carácter privado numa turma de 1.º ano do Ensino Básico. Na instituição são implementadas práticas educativas inspiradas no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna, onde a escrita e a leitura estão presentes em todas as rotinas do grupo e onde se dá particular relevo à estratégia de trabalho de texto dos alunos em coletivo. O principal objetivo desta investigação foi compreender como é que a escrita e a leitura estavam integradas nas rotinas e perceber em que medida o trabalho de texto promove a aprendizagem da escrita e da leitura. Foi desenvolvida uma investigação qualitativa com base na observação participante e não-participante, tendo sido recolhidas evidências do contexto através da elaboração do Diário de Bordo. Foram também realizadas duas entrevistas: uma à professora cooperante, com o objetivo de compreender as suas intencionalidades pedagógicas, e outra aos alunos para compreender a sua perceção do processo de aprendizagem da escrita e da leitura. Para além disso, foram feitas três gravações, e respetivas transcrições, de momentos coletivos de trabalho de texto. Através da análise dos dados, foi possível compreender como a escrita e a leitura são utilizadas funcionalmente no quotidiano escolar. Destaca-se, neste contexto, o trabalho de texto enquanto estratégia privilegiada de aprendizagem formal, pelas crianças, do código alfabético e de todas as dimensões da língua refletidas ao longo do processo de organização textual.ABSTRACT: This research was conducted within the framework of the Master's degree in Preschool Education and Primary Education, stemming from supervised practice at a private institution in a first-grade class of primary education. At the institution, educational practices inspired by the pedagogical model of the Modern School Movement are implemented, where writing and reading are integrated into all the group's routines, with particular emphasis on the collective text work strategy. The primary objective of this research was to understand how writing and reading were integrated into the routines and to determine how text work promotes the learning of writing and reading. A qualitative investigation was conducted based on participant and non-participant observation, with evidence from the context collected through the completion of a Logbook. Two interviews were also conducted: one with the cooperating teacher to understand her pedagogical intentions, and another with the students to comprehend their perception of the learning process of writing and reading. Additionally, three recordings and corresponding transcriptions of collective text work moments were made. The data analysis revealed how writing and reading are functionally used in everyday school life. In this context, text work is highlighted as a privileged strategy for formal learning by the children of the alphabetic code and all dimensions of the language reflected throughout the text organization process.por1.º Ciclo do Ensino BásicoEscritaLeituraTrabalho de textoPrimary educationWritingReadingText workApropriação da escrita e da leitura no primeiro ano de escolaridade: Ensino e aprendizagemmaster thesis203668138