Pereira, FredericoPeixoto, Francisco2011-08-172011-08-171995http://hdl.handle.net/10400.12/773Dissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalEnquadrando-se dentro das perspectivas sócio-cognitivas do desenvolvimento e da aprendizagem este trabalho teve como objectivos analisar a influência do material nas interacções de tutela e comparar a eficácia de situações de interacção mãe-criança face a situações de resolução individual. A amostra foi constituída por seis díades mãe-criança e seis crianças. Utilizaram-se duas tarefas de classificação multiplicativa: uma com figuras geométricas e outra com figuras de animais. A análise incidiu sobre os resultados do pré-teste e do pós-teste e sobre a dinâmica interactiva ocorrida durante a situação experimental. Os resultados mostram, relativamente ao primeiro objectivo, que os mecanismos que, no plano inter-psicológico parecem facilitar a transição para o plano intra-psicológico são: a responsabilidade pela acção e respectiva regulação, os mecanismos semióticos utilizados e a indicação de estratégias. No que respeita ao segundo objectivo os resultados mostram uma melhor performance, no pós-teste, do grupo em situação de interacção.porInteracções sociais e desenvolvimento: A influência do material em interacções de tutela mãe-criançamaster thesis