Lopes, CarlosAlmeida, Cristina Vaz de2023-04-052023-04-052023-04Lopes, C., & Vaz de Almeida, C. (Eds.). (2022). Literacia em saúde na prática - 2022. Lisboa: Edições ISPA.978-989-8384-85-0http://hdl.handle.net/10400.12/9098Resumo: Este ebook, editado pelo Centro de Edições do ISPA, procura testemunhar a importância da prática em Literacia em Saúde (LS). É constituído por duas partes. A primeira composta por um conjunto de textos que visam apresentar as novas perspetivas da LS em contexto nacional e internacional. A segunda parte apresenta um conjunto de projetos aplicados que focam diferentes competências a desenvolver em LS na prática, nomeadamente: (a) Adquirir, desenvolver e consolidar competências nas metodologias e técnicas de avaliação em LS; (b) Implementação nas organizações de programas de LS, através de metodologias que permitam a conceção, elaboração, monitorização e avaliação de planos de ação; (c) Desenvolver técnicas de linguagem assertiva e comportamento positivo para mudar comportamentos e atitudes; (d) Potenciar o empowerment do cidadão, nomeadamente nas competências digitais e contribuir para melhorar a educação para a saúde; (e) Desenvolver estratégias de comunicação e informação em saúde para conseguir maior adesão terapêutica com doentes; (f) Desenvolver técnicas para melhorar o relacionamento entre profissionais de saúde e; (g) Desenvolver competências para tornar exequíveis as orientações do Programa Nacional de Saúde, em particular o reforço do papel do cidadão e as estratégias de ativação do cuidador informal.Abstract: This ebook, published by the ISPA Publishing Centre, thus seeks once again, to testify to the importance of health literacy (HL) practice. Organized in two parts. The first consists of a set of texts which aim to present new perspectives of HL in a national and international national and international context. The second part presents a set of applied projects which focus on different competences to develop in HL practice, namely: (a) Acquiring, developing and consolidating skills in methodologies and assessment techniques in HL; (b) Implementation of HL programmes in organisations, through methodologies which enable the conception, development, monitoring and evaluation of action plans; (c) Developing assertive language and positive behaviour techniques to change behaviours and attitudes; (d) To boost citizen empowerment, namely in digital skills and contribute to improve health education and contribute to improve education for health; (e) To develop communication and health information strategies in order to Develop communication and health information strategies to achieve greater therapeutic adherence with patients; (f) To develop techniques to improve the relationship between health professionals and ; (g) Develop skills to make feasible the guidelines of the Portugal National Health Program, in particular the strengthening of the role of citizen and activation strategies of the informal caregiver.porComunicação em saúdeCuidadoresLiteracia em saúdeBem-estarPromoção da saúdePrevenção da doençaMudança socialModelo ACPModelosCuidador informalEnvelhecimentoPolíticas de saúdeIntervençãoEscolas promotoras de saúdeEscalasReumatologiaArtrite reumatoideHipertensão arterialEducação para a saúdePrimeiro socorroJovens adultosMarketingCapacitaçãoCOVID-19IPQ-RSuporte socialHealth communicationCaregiversHealth literacyWell-beingHealth promotionHealth preventionSocial changeACP modelModelsInformal caregiverOld ageHealth policiesInterventionHealth promotion educationScalesRheumathologyRheumatoid arthritisArterial hypertensionHealth educationFirst aidYoung adultsMarketingTrainingCOVID-19IPQ-RSocial supportLiteracia em saúde na prática 2022book