Costa, Rui Miguel dos Santos AmaroLopes, Tomás Azevedo2019-09-102019-09-102019-07-25http://hdl.handle.net/10400.12/7149Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia ClínicaA dependência da internet, assim como as suas causas e as suas consequências, tem sido um crescente mundo de investigação uma vez que desta advém uma consequente adicção às redes sociais. O self divide-se em duas organizações, verdadeiro self e falso self. Este último, tem como função defender o sujeito das suas fragilidades e de ameaças ao verdadeiro self. A presente investigação procurou analisar a relação entre indicadores de adicção, redes sociais e o falso self. A amostra deste estudo foi constituída por 501 participantes, dos quais 419 do sexo feminino e 82 do masculino. Utilizou-se um Questionário Sociodemográfico, a escala Internet Addiction Test (IAT), a escala Social Networking Time Use Scale (SONTUS), a escala The Perception of False Self (POFS) e a escala Marlow-Crowne Social Desirability Scale. Os resultados demonstraram que quanto maior for o tempo de utilização das redes sociais, maior é a perceção do falso self e que quanto maior for a dependência generalizada da internet (um indicador de adicção às redes sociais), maior é a perceção do falso self. Estas associações mantiveram-se significativas após controlo da desejabilidade social.The internet dependency, as well as its causes and consequences have been in an increasing trend over the investigation world, since from the dependency one witnesses a consequent social network addiction. The self is divided into two organizations, the true self and the false self. The false self has the function of defending the person from their fragilities and threats to the true self. The aim of the present investigation was to analyze the relationship between indices of social network addiction and the false self. The sample in this study included 501 participants, 419 females e and 82 males. Was used one Sociodemographic Questionnaire, the Internet Addiction Test (IAT), the Social Networking Time Use Scale (SONTUS), The Perception of False Self (POFS) and the Marlow-Crowne Social Desirability Scale. The results showed that more time passed on social networks correlated with greater perception of the false self and with greater generalized addiction to internet (an indicator of addiction to social networks). These associations have remained significant after control for social desirability.porFalso selfAdicção às redes sociaisAdicção à internetFalse selfAddictionSocial Networing SitesInternetO Falso self e a dependência da internet e das redes sociaismaster thesis202274403