Alonso Arévalo, JulioLopes, CarlosAntunes, Maria Da Luz2019-02-272019-02-272016In Alonso-Arévalo, J., Lopes, C.,& Antunes, M. L. Literacia da informação: Da identidade digital à visibilidade científica. In: Lopes C, Sanches T, Andrade I, Antunes ML, Alonso-Arévalo J. Literacia da informação em contexto universitário (109-152). Lisboa: ISPA.9789898384447http://hdl.handle.net/10400.12/6929As novas possibilidades de comunicação também oferecem novas oportunidades para a formação, análise e avaliação da investigação. Cientistas e investigadores usam com frequência as aplicações baseadas na web em investi - gação. Praticamente em todas as áreas de investigação, as ferramentas digitais converteram-se em indispensáveis; o aparecimento de novos paradigmas como o acesso aberto, as métricas alternativas e as redes sociais são um importante exemplo de como estas mudanças afetaram a forma como os estudiosos pensam no futuro das publicações académicas. Estes acontecimentos criaram novas possibilidades e novos desafios na avaliação da qualidade da investigação, ao nível dos investigadores individuais e do desenvolvimento profissional. É a este nível que a biblioteca desempenha um papel indispensável na formação de com - petências e habilidades informativas que se repercutirá na valorização social do profissional, na sua satisfação profissional e, em última instância, na qualidade da própria instituição. Destacam-se os aspetos mais relevantes nos novos paradi - gmas de comunicação e difusão científica e, a esse respeito, recomendam-se as ações mais adequadas.porLiteracia da informaçãoComunicação científicaInvestigadoresMétricas alternativasIdentidade digitalBibliotecários integradosRedes sociaisCompetências informacionaisAcesso abertoLiteracia da informação: Da identidade digital à visibilidade científicajournal article