Gonzalez, António José César de AlmeidaSilva, Joana Marques da2018-12-272018-12-272018-11http://hdl.handle.net/10400.12/6765Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia ClínicaProblema: A equitação terapêutica tem sido bastante estudada, contudo existem algumas lacunas no que diz respeito ao conhecimento da perspetiva dos pais/tutores que acompanham os seus filhos/educandos nas sessões. Objetivo: Este estudo pretende compreender a experiência vivida pelos pais/tutores no acompanhamento dos seus educandos durante as sessões de equitação terapêutica. Método: Entrevistas semiestruturadas de investigação, com base no método fenomenológico, a 4 pais/tutores com idades compreendidas entre os 30 e os 62 anos, analisadas através do mesmo método. Resultados: Emergiram os significados psicológicos das diferenças sentidas a nível motor e comportamental, da experiência pessoal positiva da Equitação Terapêutica, da experiência da primeira sessão, do impacto na relação pais/tutor-filho/educando, da vivência da relação criança-cavalo de forma positiva e evolutiva e da partilha da prática da equitação na escola e com os colegas. Discussão: Existe uma evidente ligação entre todos os significados psicológicos que levam a que estes pais/tutores se sintam satisfeitos e envolvidos com a equitação terapêutica.ABSTRACT: Problem: Therapeutic riding has been well studied, however there are some gaps in the knowledge of the perspective of the parents/guardians who stand by their children during the sessions. Objective: This study intends to understand the experience lived by the parents/guardians during the sessions of therapeutic riding. Method: Semi-structured research interviews, based on the phenomenological method, to 4 parents/guardians aged between 30 and 62 years, analyzed using the same method. Results: The psychological meanings of the motor and behavioral differences experienced, the positive personal experience of the Therapeutic Riding, the experience of the first session, the impact on the parent/guardian-child relationship, the positive experience of the child-horse relationship and the developmental and sharing of riding practice at school/with colleagues. Discussion: There is a clear connection between all the psychological meanings that lead to these parents/guardians feeling satisfied and involved with therapeutic riding.porEquitação terapêuticaPais/TutoresExperiência vividaPerspetiva fenomenológica-existencialTherapeutic ridingParents/GuardiansExperience livedPhenomenological-existential perspectiveCrianças em equitação terapêutica: As vivências de pais e educadoresmaster thesis 202027520