Gaitas, SérgioPiteira, Sofia Raquel Piedade2025-07-232025-07-232025-07-17http://hdl.handle.net/10400.12/13574Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.A Educação Inclusiva (EI) foi uma das reformas mais significativas a nível global no caminho para a igualdade de direitos na educação. Os docentes desempenham um papel central nesta reforma, e diversos fatores podem estar relacionados com as suas crenças sobre a EI. A presente revisão sistemática com meta-análise procurou assim investigar a relação entre as crenças dos docentes sobre EI e (1) características sociodemográficas (sexo, idade); (2) características do seu percurso profissional (anos de experiência, formação específica em EI, experiência com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE)); e (3) crenças de autoeficácia e conhecimento sobre EI (autoeficácia para a prática da EI, conhecimento percebido sobre EI). Foram incluídos na revisão 34 estudos, publicados em 22 países entre 2015 e 2024, totalizando 78 efeitos padronizados (d de Cohen). A meta-análise multinível revelou que as crenças dos docentes sobre EI estão relacionadas com os anos de experiência (β = 0.22, p = .019), a participação em formação específica (β = 0.20, p = .017) e a experiência com alunos com NEE (β = 0.24, p = .010), enquanto o sexo e a idade não apresentaram efeitos significativos. Devido ao número reduzido de estudos, as variáveis de autoeficácia e conhecimento percebido foram sintetizadas narrativamente, sugerindo uma associação entre as crenças dos docentes e a sua autoeficácia para a prática da EI. Conclui-se que os percursos profissionais dos docentes constituem preditores significativos das crenças inclusivas, destacando a importância de formações e experiências práticas para modificar sistemas de crenças e promover a EI.In terms of the path towards equal rights in education, we can assume that Inclusive Education (IE) has been one of the most significant reforms at a global level. Teachers play a central role in this reform and various factors can determine their beliefs about IE. This systematic review with meta-analysis sought to investigate the relationship between teachers' beliefs about IE and (1) sociodemographic characteristics (gender, age); (2) characteristics of their professional experience (years of experience, specific training in IE, experience with students with special educational needs (SEN)); and (3) self-efficacy and knowledge beliefs (self-efficacy for IE practice, perceived knowledge about IE). Thirty-four studies were included, published in 22 countries between 2015 and 2024, totalling 78 standardized effects (Cohen's d). The multilevel meta-regression revealed that teachers' beliefs about IE are related to years of experience (β = 0.22, p = .019), participation in specific training (β = 0.20, p = .017) and experience with students with SEN (β = 0.24, p = .010), while gender and age showed no significant effects. Due to the small number of studies, the variables of self-efficacy and perceived knowledge were synthesized narratively, suggesting an association between teachers' beliefs and their selfefficacy for practicing IE. We conclude that teachers' professional experiences are significant predictors of inclusive beliefs, highlighting the importance of training and practical experiences to modify belief systems and promote IE.porEducação inclusivaCrenças docentesRevisão sistemáticaMeta-análiseNecessidades educativas especiaisInclusive educationTeacher beliefsSystematic reviewMeta-analysisSpecial educational needsFatores relacionados com as crenças dos docentes sobre educação inclusiva: Revisão sistemática com meta-análisemaster thesis203972198