Quelhas, Ana Cristina2014-06-092014-06-091991Análise Psicológica, 9, 365-3720870-8231http://hdl.handle.net/10400.12/2902É descrito um estudo sobre o raciocínio com condicionais em vários níveis etários, e com diferentes conteúdos. É avaliado o valor preditivo da Teoria dos Modelos Mentais (Johnson-Laird 1983) e da Teoria dos Esquemas Pragmáticos de Raciocínio (Cheng & Holyoak, 1986). É proposto um modo diferente de classificar as respostas que os sujeitos dão, neste tipo de tarefa de raciocínio, e é questionado o primado da validade, chamando-se a atenção para a utilidade que um raciocínio pode ter, apesar de «enviezado».ABSTRACT: We describe a study about conditional reasoning, with severa1 ages and different content. We try to test plausible predictions from Mental Model Theory (Johnson-Laird 1983) and from Pragmatic Reasoning Schemas (Cheng & Holyoak, 1986). We suggest an alternative classification for true and false answers and we question the primacy of truthfulness, and draw attention to the usefulness that some reasoning «biases» may have.porO processo cognitivo no raciocínio condicionaljournal article