Prego, JoãoMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves2012-08-032012-08-032012In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1421-1432). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário978-989-8384-15-7http://hdl.handle.net/10400.12/1613Este trabalho teve como objecto de estudo as percepções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico face à importância do envolvimento dos pais no sucesso escolar dos alunos. Participaram 65 professores do 1º ciclo de algumas escolas da região de Lisboa, dos quais 13 eram do sexo masculino e 52 do sexo feminino. Os professores foram questionados sobre a importância do envolvimento parental no sucesso dos alunos e sobre o envolvimento dos pais dos bons alunos e dos pais dos alunos mais fracos. O instrumento utilizado media três dimensões do envolvimento de acordo com o referido na literatura: 1)- o envolvimento dos pais na escola, 2)- o envolvimento dos pais em casa e 3)- a comunicação dos pais com os professores. Os resultados mostram que os professores atribuem importância ao envolvimento dos pais no sucesso escolar dos filhos, no entanto, dão mais importância ao envolvimento dos pais em casa e na comunicação do que o envolvimento dos pais na escola. Por outro lado, os resultados indicam que os professores percepcionam os pais dos bons alunos como mais envolvidos na vida académica do que os pais dos alunos fracos.porPercepções dos professoresEnvolvimento dos paisPercepções dos professores face à importância do envolvimento dos pais na vida escolar dos filhosconference object